O estreante Sampaio Corrêa Basquete venceu sua primeira partida na Liga de Basquete Feminino (LBF). Neste domingo, a equipe maranhense se recuperou da derrota para o UNINASSAU/América de Recife na estreia, mudou a história e levou a melhor sobre as pernambucanas, neste domingo, em pleno Ginásio de Esportes Wilson Campos, em Recife (PE), pelo placar de 88 a 56.

A Liga de Basquete Feminino (LBF) é uma competição patrocinada pela Bombril e conta com o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Protagonista: Essencial na importante vantagem aberta pela equipe maranhense no segundo quarto, a ala Iziane registrou 22 pontos, sendo 16 deles no primeiro tempo, com direito a um aproveitamento de 75% nas bolas de 3 pontos (3/4), e igualou a maior marca de pontos da atual temporada da LBF, ao lado de Clarissa, do Corinthians/Americana, e Jaqueline, do Santo André/APABA. De quebra, a jogadora ainda pegou mais sete rebotes e totalizou 21 de eficiência.

Tudo dela: A primeira vitória do Sampaio Corrêa na LBF teve uma figura notável: a pivô Nádia. Com 17 pontos, sendo dez deles no último quarto, e mais expressivas 19 sobras, sendo oito deles de ataque, a jogadora somou sonoros 34 de eficiência e de quebra estabeleceu o novo recorde de rebotes da atual temporada, o terceiro da história da competição.

Triple-double?: Atual campeã do Desafio de Habilidades da LBF, a armadora norte-americana Wheeler, do Sampaio Corrêa, ficou próxima de um triplo-duplo ao registrar 11 pontos, sete rebotes e sete assistências.

Momento chave: Depois de ir para os vestiários com importantes dez pontos de frente (43 a 33), o Sampaio Corrêa decretou seu primeiro triunfo na LBF no terceiro quarto, em que abriu 20 pontos de vantagem (61 a 41) e praticamente acabou com as chances de virada das donas da casa. Sem forças para reagir, o América viu a diferença ir para a casa dos 30 pontos e não foi capaz de evitar o largo revés.

Números comprovam: Os rebotes fizeram total diferença na partida. A equipe maranhense dominou as duas tábuas e pegou expressivas 59 sobras, sendo 21 delas ofensivas, enquanto as donas da casa apanharam apenas 38, 21 no garrafão de ataque.

Bem que tentaram: Com 20 pontos, a ala/armadora Tainá Paixão foi a principal anotadora da equipe pernambucana. Já a pivô Kelly também se sobressaiu ao registrar um duplo-duplo de 11 pontos e dez rebotes.

Põe na conta: Com os resultados das duas primeiras partidas disputadas, as duas equipes agora têm campanha de uma vitória e uma derrota na atual temporada da LBF (50% de aproveitamento).

E agora: Depois das duas partidas em casa, as pernambucanas entrarão em quadra somente no dia 11 de dezembro, quando enfrentam o Santo André/APABA, na região do ABC paulista, às 20 horas (de Brasília). Já o Sampaio fará o clássico maranhense contra o Maranhão Basquete, no próximo domingo (29/11), no Ginásio Castelinho, às 11 horas (de Brasília).