Na última rodada da fase de classificação da LBF CAIXA, o Sampaio Corrêa Basquete ganhou um novo ânimo para os playoffs. Na manhã deste sábado (25/03), a equipe do Maranhão derrotou o líder Corinthians/Pague Menos/Americana, pelo placar de 61 a 57, atuando em casa, no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA).
A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.
Agora é playoffs: As duas equipes se enfrentarão em uma das semifinais da LBF CAIXA, em uma reedição da decisão da última temporada. Líder da fase de classificação, o time paulista terá a vantagem de disputar os Jogos 2 e 3, este último caso necessário, como mandante.
Data marcada: O confronto abrirá a fase de mata-mata da competição, no dia 09/04 (domingo), às 21 horas (de Brasília), no Maranhão, com transmissão ao vivo dos canais SporTV. A segunda partida acontece na sexta-feira seguinte (14/04), no interior paulista, também ao vivo no SporTV.
Damiris, do Corinthians, e Letícia, do Sampaio Alta resolução
Tainá Paixão, do Sampaio, e Baker, do Corinthians Alta resolução
Melissa Gretter, do Corinthians Alta resolução
Palmira, do Sampaio Alta resolução
Damiris, do Corinthians Alta resolução
Joice, do Corinthians Alta resolução
Joice, do Corinthians Alta resolução
Letícia, do Sampaio Alta resolução
Melissa Gretter, do Corinthians, e Jasmine, do Sampaio Alta resolução
Patty, do Sampaio, e Baker, do Corinthians Alta resolução
Patty, do Sampaio Alta resolução
Pulo bola Alta resolução
Para poucos: Esta foi apenas a segunda derrota do Corinthians na temporada, sendo a primeira para o Sampaio Corrêa – o time alvinegro venceu os outros três jogos entre as equipes na temporada. O outro revés da equipe paulista foi para o Uninassau Basquete, no dia 19/01, pelo placar de 61 a 53.
Campanhas finais: Com apenas duas derrotas em 20 partidas disputas, o líder Corinthians encerrou a fase de classificação com 90% de aproveitamento. Já o Sampaio, dono da quarta colocação, teve campanha de 45% de aproveitamento, com nove triunfos nos 20 jogos realizados.
Deslanchou… Após um primeiro um primeiro tempo equilibrado, o time do Maranhão foi completamente dominante no terceiro quarto, principalmente na defesa, e disparou na liderança. Com vitória na parcial por 15 a 4, as donas da casa chegaram ao período final vencendo por 12 pontos (44 a 32).
…mas teve que segurar: Sem se entregar, o Corinthians teve grande desempenho no último período e o jogo pegou fogo nos instantes finais. Com Damiris “on fire”, a equipe visitante chegou a cortar a diferença para apenas um ponto (58 a 57), mas o Sampaio segurou a reação das rivais e garantiu a vitória.
A união faz a força: Sete jogadoras diferentes contribuíram com pelo menos cinco pontos pela equipe vencedora. Com 14 pontos, Patty foi a cestinha do Sampaio, seguida por Tainá Paixão e Palmira, responsáveis por 13 e 12 pontos, respectivamente.
Bem que tentou: Do lado do Corinthians, o grande destaque ficou por conta de Damiris, cestinha do jogo, com 25 pontos. Até então com atuação discreta, a ala/pivô brilhou no período final, em que marcou expressivos 17 pontos e liderou a reação do time paulista.
Números comprovam: O time nordestino totalizou 52 rebotes (14 ofensivos), contra apenas 36 das adversárias. Com 15 rebotes na conta, sendo oito deles ofensivos, a pivô Letícia Rodrigues cravou quarta maior marca da temporada no fundamento e liderou o domínio do Sampaio no garrafão.


