Representantes do Estado do Maranhão na Liga de Basquete Feminino (LBF), Sampaio Correa Basquete e Maranhão Basquete entram em quadra, neste domingo (29/11), no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA), às 11 horas (de Brasília), para a realização do clássico maranhense.

aaaaa

Reforço do Sampaio para a LBF 15/16, Iziane enfrentará pela primeira vez sua ex-equipe (Robson Nunes/Divulgação)

Estreante na LBF, o Sampaio Correa chega embalado para os duelos contra seu rival. Na primeira semana de competição, a equipe comandada pela técnica cubana Lisdeivi Pompa enfrentou o atual vice-campeão Uninassau/América, no Recife (PE), e fechou o duelo duplo com uma vitória e uma derrota.

“Acho que a equipe já esta ajustada para essa rodada. Os ajustes foram feitos no segundo jogo contra o América, quando nossa equipe teve um excelente desempenho. Por isso vamos com tudo atrás das duas vitórias nesse fim de semana”, comentou a experiente ala Iziane, do Sampaio Correa.

Depois de iniciar sua trajetória no principal campeonato de basquete feminino do Brasil com derrota por 77 a 67, o Sampaio Correa conseguiu rápida recuperação, ao dominar completamente a segunda partida contra o América e conquistar triunfo por expressivos 32 pontos de diferença (88 a 56).

Reforços de nome do Sampaio Correa para a temporada 2015/2016, a ala Iziane, dona de média de 18,0 pontos, e a pivô Nádia Colhado, com média de duplo-duplo de 16,5 pontos e 13,5 rebotes, foram as grandes destaques das duas primeiras partidas do Tricolor de São Luís na sexta edição da LBF.

Falando em Iziane, os duelos deste final de semanas serão pra lá de especiais para a atleta. Antes da temporada 2015/2016, a jogadora atuou por quatro edições seguidas da LBF com a camisa do Maranhão. Por lá, Iziane anotou um total de 1421 pontos em 67 partidas disputadas e foi cestinha do campeonato nacional em três oportunidades.

“Apesar de Maranhão ser a minha antiga equipe e esse ser um clássico, eu tenho um só sentimento, que é a vontade de fazer o meu melhor e sair de quadra com a vitória. Sei que posso contar com o apoio da maior torcida do Estado do Maranhão, então descarto qualquer tipo de nervosismo para a rodada dupla”, finalizou Iziane.

A Liga de Basquete Feminino (LBF) é uma competição patrocinada pela Bombril e conta com o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

(Biman Prado/Divulgação)

O Ginásio Castelinho estará lotado para o clássico dos times do Estado do Maranhão (Biman Prado/Divulgação)

Último time da LBF a fazer sua estreia na temporada 2015/2016, o Maranhão entra em quadra buscando repetir o feito das duas últimas temporadas, quando iniciou o campeonato nacional a todo vapor, com duas vitórias nos dois primeiros jogos que realizou.

Já a fanática torcida maranhense, líder em média de público nas últimas três edições da LBF, espera mais ainda de sua equipe. Após ver o Maranhão se classificar três vezes seguidas aos playoffs da LBF e cair uma vez na fase quartas de final e duas na semifinal, os torcedores esperam que essa seja a temporada de sucesso da equipe comandada pelo técnico Carlos Lima.

Para alcançar bons resultados na temporada 2015/2016 da LBF, o Maranhão aposta muito em duas jogadoras cubanas já bastante conhecidas pela torcida brasileira. Destaques da conquista da medalha de bronze de Cuba nos Jogos Pan-Americanos de 2015, a armadora Ineidis Casanova e a ala/pivô Clenia Noblet agora atuam com a camisa do Maranhão.

Depois do duelo deste domingo, Sampaio Correa e Maranhão voltam a se enfrentar na LBF já na segunda-feira (29/11), às 21 horas (de Brasília), novamente no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA).