No tira-teima dos líderes da LBF 2021, melhor para o Ituano Basquete. O rubro-negro paulista derrotou o Vera Cruz Campinas por 68 a 66 na noite desta quinta-feira (29/4), no ginásio Ditinho Xavier, em Itu (SP), e se isolou na primeira posição da temporada, com 11 pontos em 6 jogos.
A quinta vitória ituana do ano teve 24 pontos de Patty, a MVP e vencedora do Troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida, que também deu 6 assistências, roubou 5 bolas e terminou com 22 de eficiência – e que chegou ao galo neste ano, vinda do próprio adversário.
Pelo time campineiro, que agora soma 4 vitórias em 6 jogos, a ala/pivô Licinara registrou duplo-duplo de 18 pontos e 14 rebotes.
Confira aqui as estatísticas da partida
Outros nomes do jogo foram as pivôs Fabi, com 16 pontos e 6 rebotes para o Vera Cruz Campinas, e Mari Dias, que somou 15 pontos e 6 rebotes para o Ituano.
Foi a primeira vitória do galo sobre o rival desde que as duas equipes entraram na LBF, em 2018. Até então, o retrospecto do duelo apontava apenas quatro vitórias campineiras, todas elas na primeira fase.
O jogo
O Ituano foi à quadra com Joice, Palmira, Patty, Ibukunoluwa e Mari Dias. O Vera Cruz Campinas começou com Babi, Maila, Tassia, Licinara e Fabi. O galo não pode contar com Alana, Iza Sangalli e Leticia Josefino, reforços que ainda não estavam regularizados na data original da partida (26/3), adiada por conta das restrições governamentais sobre a pandemia de covid-19.
O galo dominou a primeira etapa, especialmente no segundo período, com Patty já somando 17 pontos em 20 minutos para deixar o rubro-negro em vantagem parcial (36×30).
Mesmo sem Jennifer Nonato, que ainda não foi regularizada, o time campineiro contou com suas pivôs para reagir no terceiro quarto. Fabi e Licinara combinaram 12 pontos no período, quando o Vera Cruz chegou a virar o placar, com Tassia (45×47), mas viu o galo retomar a dianteira (54×47 na terceira parcial).
Disposto a sair de Itu com o triunfo, o time azul e branco de Campinas foi para cima no último período, sob a batuta da veterana Babi, que cadenciou o jogo a favor das visitantes. Monica Nascimento devolveu a liderança para o Vera Cruz por um minuto, mas Mari Dias converteu cesta e sofreu falta que fizeram o galo voltar ao topo. Tassia ainda deu contornos de emoção ao jogo ao diminuir a diferença para apenas um ponto a 28 segundos do fim, mas a noite era mesmo rubro-negra.
Aspas
Patty, ala do Ituano Basquete e MVP da partida
“Fico feliz por mais uma vitória, cada jogo vamos nos superando e construindo nossa história. Foi um jogo difícil, mas soubemos lidar do começo ao fim e isso nos fortalece cada vez mais. E feliz por mais um troféu, com a ajuda das minhas companheiras pude receber novamente.
Estranho jogar contra o Vera Cruz, que foi uma equipe em que cresci bastante quando joguei por lá, tanto profissional quanto pessoalmente, e que será sempre lembrada com carinho. Mas agora sou Ituano e sempre defenderei a camisa com a qual estiver com toda minha garra e determinação para construir uma nova história que, se Deus quiser, será de muitas vitórias.”
Próximos jogos: O Ituano Basquete joga no próximo sábado, 8 de maio (18h, LBF LIVE), contra o SESI Araraquara, também no Ditinho Xavier.
Quatro dias antes (4/5, 19h, LBF LIVE), o Vera Cruz Campinas também recebe o ainda invicto SESI Araraquara no ginásio da Ponte Preta, em Campinas (SP).
A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, a parceria da Espaçolaser e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.