cbb_NutriçãoAs 16 jogadoras convocadas pelo técnico Luiz Zanon seguem em preparação para os 17º Jogos Pan-americanos de Toronto, no Canadá, que acontece entre os dias 16 e 20 de julho. Concentradas até o dia 06 julho na cidade de Campinas (SP), a equipe passa por um período repleto de treinos táticos, preparação física e muito arroz e feijão. Nutricionista da seleção desde 2008, Mirtes Stancanelli contou como será a dieta que as jogadoras terão de cumprir durante a concentração no Noumi Plaza Hotel, no interior paulista.

Segundo a nutricionista da equipe, no cardápio principal da seleção de Zanon a única coisa que está liberada é o bom senso nas cinco refeições diárias. “Fiz algumas colocações para a equipe de nutrição e chefs do Hotel. Basicamente solicitamos para organizar o sódio, que é um nutriente ruim e que incha muito as meninas, colocando a concentração de sal adequada apenas às necessidades. Dos temperos, solicitei a retirada de todos os industrializados, deixando apenas o limão, vinagre e o azeite. Além disso, conversamos sobre os modos de preparação dos alimentos, como as frituras em imersão que devem ser feitas no máximo uma vez por semana. Nas questões dos doces, selecionei sempre frutas e um doce baseado em alimentos in natura. As jogadoras realizam diariamente cinco refeições, que vai do café da manhã ao lanche noturno”, disse Mirtes.

Mestre em Biologia Funcional e Molecular, a nutricionista explicou também sobre os nutrientes e objetivos do trabalho de suplementação realizado com a equipe brasileira. “Aumentei o conteúdo de nutrientes embutidos nas preparações com muitos alimentos misturados de uma forma clean, com bem menos gordura. As preparações estão sendo feitas com mais alimentos. Por exemplo, suco de laranja terá também beterraba e gengibre misturados. Na suplementação usamos três tipos de cores e alguns picantes como a vermelha, laranja e verde. Cada suplemento vai ter um tipo de cor, que é um vegetal e vai potencializar o anti-inflamatório e o antioxidante, além do tipo de açúcar que é o que me importa. São várias ações diferenciadas para as meninas com o objetivo é aumentar os anti-inflamatórios e os antioxidantes para que possam ficar mais estáveis e mais equilibradas”, destacou Mirtes.

A nutricionista mostrou ainda a importância de certos alimentos para manter a performance do grupo através da desintoxicação do organismo. “Nos lanches teremos frutas desidratadas. Esses alimentos possuem muitos nutrientes como é o caso da própria castanha a da aveia que são fibras importantes. Com isso, queremos colocar para funcionar o cérebro, o intestino, o fígado, o músculo e a gordura corporal dessas jogadoras. E desintoxicação é colocar o corpo para funcionar e tirar os componentes que não forem benéficos para as atletas. Se elas não fizerem isso podem inflamar, inchar, lesionar, tirar do peso, diminuir sua performance ou tirar a flexibilidade”, acrescentou.

Para a preparação para os Jogos Pan-americanos, Mirtes está realizando um trabalho diferente dos anos anteriores com as jogadoras. “Na verdade estou tirando uma parte da preocupação. Até o ano passado, as meninas vinham com muitos problemas dos clubes, seja muito magra, ganhando muito peso ou com o sistema imune ruim. Enfim, tínhamos que trabalhar essas situações. Para esta temporada estou fazendo um esquema diferente. Eu quero que elas percebam o ambiente que estão para que possam começar a compreender o porquê estão comendo determinados alimentos ou estão tomando determinados suplementos e até o que significa a união dos dois na variedade alimentar. Estou tentando chamá-las para esta preocupação para que tenham uma consciência diferenciada. É como se eu deixasse que cada uma delas fossem as protagonistas de suas histórias. Estamos preparando o ambiente e dando tudo de bom para que elas percebam isso. O objetivo é colocá-las em um trabalho de alto nível”, pontuou.

Também existem demandas e necessidades especiais e individuais que precisam ser atendidas pela nutricionista. E manter a sinergia interdisciplinar é uma delas. Para isso, Mirtes passa um relatório semanal para a comissão técnica das avaliações realizadas.

“A cada sete dias fazemos uma avaliação do peso e das dobras das jogadoras. Eu procuro avaliar as variáveis importantes que são alguns sinais e sintomas e também a composição do corpo, que é o que mostra para nós a relação entre comida, treino e descanso. Depois disso faço relatórios para a comissão técnica com a minha interpretação. Por exemplo, se eu interpreto que com as variáveis do sangue, composição corporal, sinais e sintomas e hábitos levarão uma jogadora para um caminho ruim, aviso a comissão técnica indicando que se os treinos forem mais forte provavelmente essa jogadora poderá sofrer uma lesão. Assim como na situação inversa. Quando há a melhora do sistema sanguíneo na série vermelha, essa jogadora tem uma capacidade aeróbica melhor. Então aviso para a comissão que pela avaliação do sangue somado a avaliação do corpo, que essa atleta está encorpando e ganhando um tônus muscular, e que por isso possui uma capacidade maior. São informações que eu passo para a comissão técnica no sentido de explicar que a atleta tem saúde e corpo para trabalhar até um pouco mais do que está sendo exigido”, contou Mirtes.

Mirtes finalizou explicando a metodologia do departamento de nutrição da CBB. “O trabalho da nutrição é diferenciado e ajuda as meninas a pensarem e raciocinarem melhor, identificar que elas é que são responsáveis pela construção de suas histórias. A CBB disponibiliza tudo que é necessário para que elas realizem o trabalho da melhor forma possível. Faço comparativos com outras apresentações para observar o comportamento de grupo. E vejo que nesses oito anos que estou com a equipe, o comportamento delas mudou com a presença de hábitos alimentares. Tivemos o interesse de muitas delas fora época de seleção de seguirem fazendo esse trabalho de se manterem bem fisicamente e conquistar o corpo favorável para a performance, pois são situações bastante carentes nos clubes. Se chegarem diferentes disso na seleção, muitas vezes precisam correr muito rápido atrás do prejuízo e acabam perdendo mais do que o normal. E se a perda for significativa, pode propiciar lesões ou a perda do foco rapidamente. Hoje o elenco em forma e pensamento é outro”, finalizou.

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Foto: Divulgação/CBB