(Paulo de Tarso/Sampaio Basquete)

Respectivos 2º e 3º colocados da LBF CAIXA, Sampaio Corrêa e América de Recife abrem série semifinal neste sábado (Paulo de Tarso/Sampaio Basquete)

Donos de campanhas praticamente idênticas na fase de classificação da LBF CAIXA, Uninassau/América e Sampaio Corrêa Basquete abrem série semifinal dos playoffs do campeonato nacional feminino neste sábado (09/04), às 12h (de Brasília), no Ginásio de Esportes Wilson Campos, em Recife (PE), com transmissão ao vivo do SporTV.

Durante a fase de classificação, a equipe maranhense apresentou desempenho dominante, venceu 16 dos 20 jogos que disputou (80,0% de aproveitamento), e garantiu a 2ª melhor campanha da LBF CAIXA logo em sua primeira temporada no principal campeonato de basquete feminino do Brasil.

“O grupo está muito focado e fechado nessa reta final do campeonato. Sabemos da importância desse primeiro jogo fora de casa. Nossa equipe veio crescendo muito ao decorrer do campeonato, é um elenco muito forte em todas as posições. A equipe do América é uma equipe forte, com atletas experientes e com uma tradição em sempre estar nas finais do campeonato nacional”, analisou a pivô Nádia, do Sampaio Corrêa.

Logo atrás, o América de Recife se manteve firme na briga pelo topo da tabela de classificação da LBF CAIXA do início ao fim, porém o time do técnico Roberto Dornelas encerrou sua participação na fase de classificação do campeonato com três derrotas seguidas e acabou na 3ª colocação.

Além das campanhas gerais parecidas, o confronto direto entre as duas equipes durante a fase de classificação foi marcada pelo equilíbrio nas vitórias, porém com disparidade nos placares finais quando o time maranhense saiu de quadra com vitória. Na rodada dupla do 1º turno, realizado em Recife, o América venceu o primeiro jogo, por 77 a 67, e o Sampaio Corrêa triunfou no jogo seguinte, vitória 88 a 56.

No 2º turno, em rodada dupla realizada no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA), a história se repetiu, o América de Recife venceu a primeira partida, por 79 a 76, e o Sampaio Corrêa conquistou vitória folgada no jogo seguinte, desta vez por 73 a 53.

(Paulo de Tarso/Sampaio Basquete)

O Sampaio Corrêa venceu o América de Recife na fase de classificação por 32 e 20 pontos de diferença no placar (Paulo de Tarso/Sampaio Basquete)

Para a primeira partida da série semifinal dos playoffs, o América de Recife aposta muito no fator casa para abrir vantagem logo no começo do confronto que dá uma vaga na decisão do campeonato nacional, já que venceu oito dos dez jogos que fez ao lado de sua fanática torcida na fase de classificação LBF CAIXA 2015/2016.

A equipe pernambucana também busca repetir a grande atuação fase semifinal da temporada passada, quando enfrentou o São José e conquistou classificação para a decisão da LBF CAIXA após duas vitórias por mais de 19 pontos de diferença no placar.

Para que isso aconteça, o técnico Roberto Dornellas conta com o retorno da armadora Adrianinha e da ala cubana Ariadna que ficaram de fora dos últimos jogos do América de Recife na fase de classificação da LBF CAIXA e que se recuperam de lesão na panturrilha.

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, e possui o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

Durante toda a série semifinal, o confronto entre América de Recife e Sampaio Corrêa colocará frente a frente duas das melhores atletas em atividades no basquete feminino brasileiro. De um lado a pivô Érika de Souza, do América de Recife, atleta mais eficiente e reboteira do campeonato contra a pivô Nádia Colhado, do Sampaio Corrêa, 2ª reboteira e líder de tocos da competição nacional.

“Eu espero poder ajudar ainda mais a equipe nessa reta final de campeonato. Sei que terá um duelo muito forte no garrafão entre eu e a Érika, mas estou treinando muito forte para esses jogos, estou muito confiante com a minha equipe”, finalizou Nádia.

Após a partida deste sábado, o confronto semifinal da LBF CAIXA parte para o estado do Maranhão, onde as duas equipes se enfrentam no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA), na próxima quarta-feira (13/04), às 19h (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

(Paulo de Tarso/Sampaio Basquete)

Com grandes números durante a fase de classificação, Érika de Souza e Nádia estarão frente a frente na série semifinal (Paulo de Tarso/Sampaio Basquete)

Confira a programação completa da série semifinal entre Sampaio Corrêa e América de Recife:

– Sampaio Corrêa Basquete (2º) x Uninassau/América (3º)

Jogo 1 – 09/04 (sábado), às 12 horas, no Ginásio de Esportes Wilson Campos, em Recife (PE) – ao vivo no SporTV

Jogo 2 – 13/04 (quarta), às 19h, no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA) – ao vivo no SporTV

Jogo 3* – 14/04 (quinta), às 21 horas, no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA) – ao vivo no SporTV

* Se necessário