Está tudo pronto para o início da sexta edição da Liga de Basquete Feminino (LBF). Na manhã desta terça-feira (17/01), em evento realizado na cidade de São Paulo (SP), a temporada 2015/2016 do principal campeonato de basquete para feminino do Brasil foi oficialmente lançado.

A cerimônia de lançamento da competição foi realizada no Teatro Omni Corinthians, na sede do Sport Club Corinthians Paulista, na Zona Leste de São Paulo (SP), e contou com as presenças de atletas, técnicos e dirigentes das equipes participantes, lendas do basquete feminino e demais convidados. Na coletiva, participaram o Presidente da LBF, Márcio Cattaruzzi, do vice-presidente da LNB, João Fernando Rossi, e da ex-jogadora Hortência Marcari.  

“Para nós da Liga de Basquete Feminino é um móvito de muito orgulho realizar um evento de uma magnitude como esse. Nesta temporada tempos a novidade de contar com a parceria da Liga Nacional de Basquete, que será muito importante para nós em todos os sentidos”, comentou Márcio, presidente da LBF.

Junto dos presidentes e de Hortência, também formaram a mesa da coletiva de imprensa representantes das duas equipes que protagonizaram a decisão da última edição do campeonato nacional: o técnico Antônio Carlos Vendramini, pelo Corinthians/Americana, e a armadora Adrianinha, que veste a camisa do Uninassau/América.

“É uma emoção muito grande representar a classe das jogadoras do basquete feminino nesta coletiva, em frente a tantas jogadoras histórias. O início da união entre LBF e LNB começou em Franca, no Jogo das Estrelas, e agora teremos mais uma experiência. Só podemos agradecer isso, pois será muito bom para o crescimento da modalidade”, comentou a armadora Adrianha.

“Da mesma forma que a LBF busca o crescimento fora de quadra, nós jogadoras também temos que pensar neste crescimento dentro de quadra. As jogadoras mais experientes precisam se juntar e passar todos os conhecimentos para a nova safra de atletas, para tornar levar a LBF ao melhor nível possível”, concluiu Adrianinha. 

Recheado de personagens do basquete feminino atual, o lançamento da temporada 2015/2016 também contou com as ex-jogadoras campeãs do Mundial de 1994, Marta Sobral, Alessandra Santos, Adriana Santos, Helen Luz e Hortência.

“Apesar das duas ligas usaram siglas diferentes, não vejo diferença entre o basquete feminino ao masculino. As duas entidades pensam da mesma forma. Nós estamos aqui hoje no Corinthians lançando a sexta edição do maior campeonato feminino do Brasil e, independente do número de equipes, sabemos que vamos organizar e que teremos um campeonato fortíssimo”, disse Hortência.

A sexta edição da LBF contará com as participações de Corinthians/Americana (SP), Basketball Santo André/APABA, Presidente Venceslau (SP), Sampaio Correa Basquete (MA), Maranhão Basquete (MA) e UNINASSAU/América (PE).

A Liga de Basquete Feminino (LBF) é uma competição patrocinada pela Bombril e conta com o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

“Vamos ter com certeza um campeonato de alto nível. Não conseguimos demonstrar a força do basquete feminino nos últimos torneios internacionais, pois sabemos que temos muito material humano de qualidades. Ano que vem temos Jogos Olímpicos e a preparação começa agora, já no início do campeonato nacional. Desejo a todos grande sorte para esta nova temporada e que possamos passar para todos a verdadeira força do basquete feminino brasileiro”, analisou o técnico do Corinthians/Americana.