O atual bicampeão Corinthians/Americana estreou com vitória na temporada 2015/2016 da LBF. Depois de ver o Basketball Santo André/APABA começar a todo vapor a partida que marcou a abertura da LBF 15/16, o time do interior do Estado de São Paulo mudou sua postura no decorrer do jogo e iniciou sua campanha no campeonato nacional com vitória pelo placar de 84 a 73.

A Liga de Basquete Feminino (LBF) é uma competição patrocinada pela Bombril e conta com o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

A protagonista: Com atuação de destaque na virada do Americana no segundo tempo, a pivô Clarissa terminou o jogo com duplo-duplo de 18 pontos e 12 rebotes recuperados, e foi a grande destaque da vitória do atual bicampeão Americana.

Também foi bem: O Americana também contou com grande trabalho da experiente ala Karla Costa para vencer a dura partida contra Santo André. A atleta de 37 anos também fechou a partida com 18 pontos anotados e se destacou.

Se destacaram: Do lado do Santo André, destaque para a ala Jaqueline, que fechou o duelo com 22 pontos, e para a pivô Tatiana, dona de 16 tentos.

Fala aí: “Início de campeonato é assim mesmo. Sabíamos que a gente sentiria um pouco no começo do jogo, mas a gente sabia que no decorrer do duelo nosso desempenho ia se normalizar. Durante o jogo começamos a colocar nossa cabeça no lugar e conseguimos fechar com vitória”, comentou a ala Karla Costa.

“Estamos sem ritmo de jogo, mas isso é normal para início de campeonato. Marcamos muito mal no início de jogo, mas a partir do segundo período conseguimos impor nosso ritmo de jogo e estreamos com uma difícil e importante vitória”, comentou o pivô Clarissa.

Números comprovam: O grande trabalho do time alvinegro dentro do garrafão foi o diferencial ao final da partida. Enquanto o Americana recuperou um total de 41 rebotes, 25 defensivos e 16 ofensivos, o Santo André só teve 28 rebotes no duelo, 20 defensivos e oito ofensivos.

Momento chave: Depois de partida marcada pelo equilíbrio, o final do terceiro período foi crucial para o Americana fechar o duelo com o triunfo. Com grande presença de Clarissa no garrafão, a equipe do técnico Vendramini aplicou corrida de 8 a 1 nos momentos finais do 3º período e abriu vantagem de cinco pontos, que foram fundamentais até o final do jogo.

Sequência ampliada: O Americana entrou em quadra defendendo a sequência de seis vitórias consecutivas em partidas contra o Santo André. Com o triunfo desta noite, o time comandado pelo técnico Antônio Carlos Vendramini ampliou sua sequência invicta e agora não sabe o que é perder do Santo André há sete partidas.

Fizeram falta: Para a partida de abertura da LBF, tanto o Americana quanto o Santo André tiveram desfalques importantes por conta de lesão. Do lado do time do interior do Estado de São Paulo, a pivô Damiris ficou de fora, enquanto no time da Região do ABC de São Paulo, foi a armadora Thaíssa que não pôde jogar.

E agora: Depois de protagonizarem a partida de abertura da sexta edição da LBF, Americana e Santo André voltam a se enfrentar neste sábado, às 18 horas (de Brasília), mais uma vez com o time do interior do Estado de São Paulo como mandante.