Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) estimam que cerca de 57 mil novos casos de câncer de mama apareçam neste ano em brasileiras. E levantamentos internacionais corroboram a necessidade de dar atenção preventiva à doença, pois a taxa de mortalidade total é de cerca de 15%, enquanto, nos casos detectados precocemente, os índices de cura são superiores a 95%.
O Outubro Rosa, campanha internacional de prevenção ao câncer de mama, Guilherme Novita, mastologista e coordenador do Serviço de Mastologia do Hospital Paulistano, reforça a importância de estimular a detecção precoce: “Para mulheres com menos de 40 anos, são indicados o autoexame e o acompanhamento ginecológico anual. E, acima dessa faixa, a mamografia é indispensável”, explica.
Segundo Novita, algumas mulheres têm maior propensão a desenvolver a doença. “O principal fator de risco para o câncer de mama é a existência de outros casos desse tumor ou de câncer de ovário na família, principalmente em parentes próximos (mãe ou irmã) e com aparecimento antes dos 50 anos”, complementa.
Há outros fatores importantes, mas de menor impacto, como exposição a doses altas de radiação, ausência de gravidez até os 30 anos, uso de terapia hormonal, abuso de álcool e peso elevado.
O tratamento do câncer de mama sempre envolve cirurgia. Em casos detectados precocemente, não há a necessidade da retirada total da mama (mastectomia), apenas a remoção do tumor.
“Infelizmente, em diversos casos detectados tardiamente, de modo geral em tumores com mais de cinco centímetros, a mastectomia é a única opção. E a reconstrução da glândula mamária pode ser realizada no mesmo momento da cirurgia”, indica o mastologista. Alguns casos necessitam de tratamentos complementares, como radioterapia ou medicações (quimioterapia ou bloqueadores hormonais), mas isso varia de acordo com o tipo de tumor e características da pessoa.
A Liga de Basquete Feminino (LBF) já entrou há algum tempo na luta para prevenir o câncer de mama, visto que esse foi o tema durante o ‘Desafio das Estrelas’ da temporada passada, realizado na cidade de São José dos Campos (SP). Na ocasião, a entrada do ginásio Lineu de Moura recebeu uma carreta, graças a uma parceria com o programa estadual ‘Mulheres do Peito’ da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, com todo o aparato necessário para a realização de exames de mamografia.
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)