Palmira é a mais nova contratação do Funvic/Ituano. A experiente ala de 33 anos chega à equipe do interior paulista após passagem pelo Santos Basquete, pelo qual conquistou o título da segunda divisão dos 81º Jogos Abertos do Interior, no último final de semana, no Grande ABC paulista. Com o alvinegro praiano, também chegou ao vice-campeonato da 1ª Divisão do Campeonato Paulistano 1º semestre.
“Estou muito feliz em ser lembrada. A maioria se assusta quando fala se em projeto novo. Eu sou o contrário: adoro esses novos desafios. Estamos montando um time pra ir atrás do título também”, disse Palmira. “Tendo em vista que a LBF está de cara nova e com mais equipes na disputa, vai ser um campeonato bem competitivo. Todo mundo tem chance de ser campeão, mas acredito que esse ano vai ser mais acirrada a disputa, o que é muito bacana”, completou a tricampeã.
No Funvic/Ituano, a ala trabalhará pela primeira vez em clubes com Antonio Carlos Barbosa, quem ela já conhece de seleção brasileira. No comunicado da equipe, o treinador elogiou a contratação: “Jogadora que detém o perfil que eu gosto e valorizo, ou seja, é forte, boa marcadora e intensa no jogo”, avaliou. Na equipe paulista, Palmira também vai reencontrar a ala-armadora Joice – juntas, ambas foram campeãs na temporada 2014/2015, pelo ADCF/Unimed/Americana. “Temos muita afinidade dentro e fora de quadra, embora tenhamos personalidade forte também. Mas isso não será problema algum”, afirmou.
Palmira chega com a experiência de ter conquistado três taças da LBF CAIXA – é a única a conseguir o feito por três equipes diferentes: Sport Recife em 2013, ADCF/Unimed/Americana em 2014/2015 e Sampaio Basquete na temporada 2015/2016. Com todo esse histórico, ela acredita que será bastante útil à equipe. “Posso ajudar na maneira que me for possível: na ala, armando ou com minha experiência ajudando as mais novas”, elencou.
Em sete temporadas, a ala paranaense figura em diversas estatísticas: com 165 jogos (4ª com mais partidas), é a quinta maior pontuadora da história da LBF, com 1.805 pontos. Também é a segunda jogadora com mais bolas de três pontos convertidas (288) e a líder em bolas de três tentadas (918). Jogou as duas últimas edições do Jogo das Estrelas, em 2016 e 2017.
Na carreira, Palmira tem ainda outros três títulos nacionais (2003, 2005 e 2009), dois Sul-Americanos de Clubes (2005 e 2015) e passagens pelo basquete croata e espanhol. Pela seleção brasileira, conquistou três campeonatos Sul-Americanos (2006-10-16) e disputou os Jogos do Rio-2016.
“Estamos trazendo mais uma atleta experiente e vencedora, que vai se encaixar muito bem na equipe que estamos formando para esta temporada de estreia do Funvic/Ituano na Liga de Basquete Feminino”, completou Matheus Moreira, gerente do Funvic/Ituano.