A LBF CAIXA tem uma nova Craque da Galera. A ala Palmira, do Ituano Basquete, foi a escolhida do público em votação realizada no site da Liga de Basquete Feminino, ao receber 1.919 votos, o que representa 40,1% dos mais de 4.700 votos totais.
A torcida ituana impulsionou a campanha em favor da veterana nos últimos dias de votação. Na parcial da última terça-feira (3), Palmira aparecia tecnicamente empatada no primeiro lugar com Tainá Paixão, do Sampaio, ambas com pouco mais de 22% da preferência geral. A ala/armadora da Bolívia Querida terminou com 910 votos – 19% do total.
A forte campanha vinda de Itu acabou por colocar outras duas atletas do galo entre as dez bem mais votadas e que ainda nem haviam aparecido no TOP 10: Joice terminou no terceiro lugar, com 8,3% dos votos, e Gabriela foi a quinta colocada, com 4,4%.
A torcida da Bolívia Querida, bicampeã da LBF CAIXA, teve outras três jogadoras no TOP 10. Raphaella Monteiro foi a 6ª colocada, com 4,1%; Briahanna Jackson, a campeã do troféu no ano passado, foi apenas a 7ª, com 2,6% dos votos; e Clarissa terminou na 10ª posição, com 1,3% das preferências.
Completam o TOP 10 Débora (SESI Araraquara – 4ª com 4,7%), Alana (Santo André/Apaba/ Caoa Chery – 8ª com 1,9%) e Patty (Vera Cruz Campinas – 9ª com 1,4%). Todas as demais jogadoras da LBF CAIXA não ultrapassaram os 60 votos cada.
Premiação coroa ano turbulento de uma das maiores da história da LBF CAIXA
Em 2019, a paranaense de Reserva teve médias de 8,2 pontos e 3,9 rebotes, sendo eleita a MVP da Partida em 13 de junho, quando anotou 14 pontos (em 4 bolas de três) na derrota em casa para Blumenau. Logo no começo do campeonato, sofreu uma lesão na panturrilha sofrida que a deixou fora de parte do primeiro turno, retornando em maio, a tempo de contribuir na campanha ituana no segundo turno e nos playoffs, quando caiu para o Sampaio, que seguia em sua rota para o título.
Palmira figura entre as maiores jogadoras da história da LBF CAIXA. Tricampeã, é a única a conquistar o título por três cidades diferentes – Recife (PE, com o Sport em 2013), Americana (SP, em 2015), e São Luís (MA, com o Sampaio em 2016). Também é a quinta maior cestinha, com 1.855 pontos anotados em 9 temporadas, e a segunda maior nas bolas de três, com 295 convertidas.
O Craque da Galera foi criado em 2015 e retomado em 2018, com quatro edições já realizadas. Neste ano, a votação esteve disponível no site da LBF entre os dias 17 de agosto e 5 de setembro.
Palmira entra no hall de vencedoras que inclui Adrianinha (2015, América-PE), Damiris (2016, Corinthians/Americana) e Briahanna Jackson (2018, Sampaio Basquete).
A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.
TOP 10 – CRAQUE DA GALERA LBF CAIXA 2019
HISTÓRICO DE VENCEDORAS – CRAQUE DA GALERA LBF CAIXA