A última semana de jogos da Liga de Basquete Feminino (LBF) foi dura tanto para o Santo André/APABA quanto para Corinthians/Americana, que foram derrotados em partidas importantes e caíram posições na tabela de classificação. Em busca de rápida recuperação, as duas equipes do Estado de São Paulo se enfrentam nesta segunda-feira (15/02), no Ginásio Pedro Dell’Antonia, em Santo André (SP), às 20 horas (de Brasília).

Além da briga por melhores posições da tabela de colocação, o duelo entre Santo André e Americana também reserva muita história, já que os dois times disputam a LBF desde sua primeira temporada, com o time do interior do Estado de São Paulo sendo o maior campeão da história da história do campeonato, com três conquistas, e o time andreense sendo dono do primeiro troféu de campeão da história da LBF.

“Um jogo importante, fora de casa, que tende a ser muito duro. O time trabalhou forte ao longo da semana e chega preparado para fazer uma grande partida e lutar pelo resultado positivo, que nos manterá entre os primeiros colocados”, comenta a ala/armadora Karla Costa, do Corinthians/Americana.

Depois de sofrerem importantes derrotas na semana passada da LBF, Americana e Santo André buscam rápida recuperação (Marcello Zambrana/Inovafoto)

Depois de sofrerem importantes derrotas na semana passada da LBF, Americana e Santo André buscam rápida recuperação (Marcello Zambrana/Inovafoto)

Com campanha de duas vitórias em dez partidas disputadas, a equipe comandada pela técnica Arilza Coraça entrou em quadra na semana passada para enfrentar o Maranhão Basquete, em duelo crucial na briga pela quarta colocação da tabela da LBF, a última que dá vaga aos playoffs.

Até então com campanha idêntica ao do time maranhense, o Santo André não conseguiu resultado positivo em nenhum dos dois jogos realizados no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA), e além de sair de quadra com mais dois resultados negativos, o sexto de forma seguida, a equipe andreense viu o Maranhão assumir a quarta colocação e abrir vantagem de duas vitórias.

O Americana fechou o clássico contra o América de Recife terminou com uma vitória para cada equipe (Robson Neves/Divulgação)

O Americana fechou o clássico contra o América de Recife terminou com uma vitória para cada equipe (Robson Neves/Divulgação)

Por sua vez, o Americana também viajou ao Nordeste do Brasil na semana passada, para enfrentar o Uninassau/América no duelo que marcou a reedição da última decisão da LBF e também no encontro das equipes que dividiam o topo da tabela de classificação. Mesmo diante de um Ginásio Wilson Campos lotado, a equipe alvinegra iniciou bem a rodada dupla e venceu seu rival por 70 a 64.

No dia seguinte, América de Recife e Americana se enfrentaram novamente e a equipe do interior do Estado de São Paulo não conseguiu repetir a mesma atuação do dia anterior e viu o time mandante aplicar grande vitória por 23 pontos de diferença: 90 a 67. Com o resultado, as duas equipes se juntaram ao Sampaio Corrêa a campanha de oito vitórias em dez partidas na fase de classificação da LBF e agora dividem juntos o topo da tabela, com a equipe maranhense levando vantagem nos critérios de desempate.

O duelo entre Santo André e Americana nesta semana já será valido pelo segundo turno da sexta edição do principal campeonato de basquete do Brasil. Na primeira parte do campeonato nacional, os dois times marcaram a abertura da sexta edição da LBF. Naquela ocasião, o Americana, que atuou ao lado de seu torcedor, venceu seu primeiro compromisso na LBF 15/16 por 84 a 73 e contou com grande desempenho da ala/armadora Karla Costa, dona de 18 pontos.

“Iniciaremos o segundo turno, em que teremos a chance de nos recuperar na tabela. Contra o time de Americana é sempre um jogo bem difícil, se tornou um clássico paulista já. Um jogo intenso e com muita obediência tática. Acredito que se estivermos focadas e jogarmos duro até o final, conseguiremos alcançar nosso objetivo, que é a vitória em casa, contando com a nossa torcida”, comenta a ala Jaqueline Silvestre, do Santo André.

A equipe alvinegra venceu as duas partidas contra o Santo André na LBF 15/16 (Roberta Rodrigues/Divulgação)

A equipe alvinegra venceu as duas partidas contra o Santo André na LBF 15/16 (Roberta Rodrigues/Divulgação)

O time comandado pelo técnico Antônio Carlos Vendramini também venceu Santo André no complemento da rodada dupla do 1º turno, por 77 a 51, e começou a disputa da fase de classificação com tudo. Além dos duelos válidos pelo primeiro turno, Santo André e Americana já haviam se enfrentado no começo da temporada 2015/2016, na disputa do título do campeonato estadual de São Paulo, que terminou com vitória e troféu do Americana, ao vencer a partida decisiva pelo placar de 83 a 58.

Com os resultados vitoriosos das partidas anteriores, a equipe do interior do Estado de São Paulo aumentou sua série invicta em partidas contra Santo André, já que os últimos oito jogos entre as duas equipes terminaram com resultado positivo do Americana.

Após o duelo desta segunda-feira, as duas equipes voltam a se enfrentar na terça-feira (16/02), novamente no Ginásio Pedro Dell’Antonia, em Santo André (SP), às 20 horas (de Brasília).