3 de fevereiro de 2023

Parceria fundamental para a realização do principal campeonato de basquete feminino do Brasil, Liga de Basquete Feminino e Comitê Brasileiro de Clubes seguirão juntos pelas temporadas de 2023 e 2024.

LBF e CBC atuam em parceria desde 2021 e, desde a última temporada, o Comitê oferece subsídio logístico às equipes com a aquisição de passagens aéreas para a disputa da LBF – Campeonato Brasileiro Interclubes de Basquete Feminino Adulto. A marca do CBC é amplamente exposta durante a temporada, inclusive no Jogo das Estrelas, com placas publicitárias, e adesivos de quadra em todos os ginásios e também nos uniformes dos clubes.

Ricardo Molina, presidente da liga, celebra a continuidade da parceria de sucesso.

“A parceria com o CBC nos proporciona, primeiramente, contribuir com os clubes nas despesas com passagens aéreas, por exemplo, onde a contrapartida é pequena, perto da redução de custos. Além disso, nos dá condição de planejarmos as temporadas. As equipes que jogarão a LBF 2023 ou que desejam participar no próximo ano já sabem que terão o beneficio das passagens aéreas, que muito pesam no orçamento anual. Quero agradecer à toda diretoria do CBC pelo que já fez pela nossa entidade até aqui e pelos anos que virão”, diz Molina.

Lays, da AD Santo André, com a marca do CBC em destaque no uniforme (Jorge Bevilacqua/AD Santo André)

Paulo Maciel, presidente do CBC, também comenta o anúncio.

“O Basquetebol Feminino no Brasil vem se fortalecendo cada vez mais e o trabalho da LBF frente ao Basquetebol de alto rendimento é o que gera essa força. É uma grande honra para o CBC ter a LBF como parceira na realização de um dos maiores Campeonatos do Brasil, que reúne Clubes fortes no Basquetebol, onde estão as principais jogadoras do nosso país. Para as temporadas 2023 e 2024, essa parceria continua com todas as forças, pelo Basquetebol Feminino Brasileiro”, diz a autoridade máxima do Comitê.

Fernando Maroni, superintendente da LBF, completa.

“O Comitê Brasileiro de Clubes é um grande parceiro da LBF, já de algumas temporadas, e cada vez mais incrementamos as ações conjuntas em prol do desenvolvimento da modalidade. Ficamos muito felizes e honrados por mais um ano deste apoio fundamental para um campeonato como é a LBF”, diz Maroni.

CBC presente nas Finais da LBF 2022, em São Luís (João Marcos/Sampaio Basquete)

O anúncio oficial das equipes participantes da nova temporada está previsto para o próximo dia 8 de fevereiro, quando também deverá  ser publicada a tabela de jogos do primeiro turno. O prazo de inscrições de clubes encerrou-se em 20 de janeiro.

A bola irá subir para a LBF 2023 em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, mantendo uma tradição que vem desde 2019. Esta será a décima-segunda edição realizada desde a fundação da entidade, em 2010 – interrompida somente em 2020, por conta da pandemia de covid-19. Na última temporada, o título ficou com o Sampaio Basquete, do Maranhão – o segundo tricampeão da história da liga, após o extinto Americana-SP.

A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como bola oficial, a TV Cultura como emissora oficial, o sportv como emissora das Finais, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop, Flexquadra e Cirúrgica Fernandes.

No Jogo das Estrelas LBF 2022, no Rio de Janeiro (João Pires/LBF)