Ariadna celebra classificação andreense (Jorge Bevilacqua/APABA)

A decisão do campeonato paulista 2021 será inédita. Santo André/Apaba, octacampão estadual, e SESI Araraquara, finalista pela primeira vez, irão se enfrentar na decisão melhor de três jogos. As vagas foram definidas neste domingo, 21/11.

O auriceleste foi o primeiro a garantir o passaporte ao derrotar o Vera Cruz Campinas por 67 a 55, no ginásio do Parque Celso Daniel, em Santo André (SP), e fechar a série semifinal em 2 a 0. Sassá (18 pontos e 10 rebotes) e Glenda (15 pontos e 10 rebotes) tiveram ambas um duplo-duplo. Gil, com 15 pontos e 7 rebotes, foi o destaque campineiro.

“Jogamos juntas até o final. Tiveram momentos que confesso pensei: e agora? Mas, jogamos juntas e unidas. Temos um timaço e nos encontramos. Cada uma com a sua qualidade ajudando, tanto na quadra, quanto no banco. Agora é foco total para a final e, se Deus quiser, vamos terminar o ano com o título estadual”, disse Sassá.

Erika é perseguida por Palmira; classificação história do time araraquarense (Juca Ferreira/Ituano Basquete)

Em Itu (SP), o SESI Araraquara superou o atual campeão brasileiro na terceira e decisiva partida. O grupo treinado por Fabio Appolinario bateu o galo por 58 a 49 no ginásio Prudente de Morais, com grande jogo de Erika Leite (21 pontos e 6 rebotes) e Sossô (17 pontos). Gabriela Guimarães e Débora Costa tiveram 15 pontos cada para o Ituano.

“Não tenho palavras pra descrever o tamanho da nossa felicidade com essa vaga. Começamos o campeonato como um time desacreditado e chegamos a levar mais de 20 pontos de Itu… Ir na casa delas e tirar o último campeão brasileiro da final é uma emoção sem tamanho! Isso tudo sem contar o fato de o Sesi nunca ter ido pra final, o que deixa a conquista dessa vaga ainda mais especial”, comemorou Erika.

O primeiro jogo da decisão, também melhor de três jogos, será realizado no Ginásio do Sesi Araraquara, nesta quinta-feira (25), às 19h. A segunda partida acontecerá no domingo (28), às 18h, e a terceira, se necessária, será na quarta-feira (1), às 19h, também em Santo André. O torneio tem a transmissão do canal GCS TV no YouTube.