PernambucoDobradinha de Pernambuco na final do Campeonato Brasileiro Sub-17 da 2ª Divisão, disputado durante cinco dias no ginásio do Colégio Pelicano, em Poços de Caldas (MG). Além dos títulos invictos conquistados neste sábado (03 de outubro), as Seleções Feminina e Masculina garantiram em 2016 a vaga na 1ª Divisão da maior competição de base do país.

Um jogo de eletrizar. Assim foi o confronto entre pernambucanas e maranhenses na final da competição feminina. E para chegar à vitória por 52 a 38 (27 a 13), a seleção de Pernambuco contou com 32 pontos das cestinhas Stefanny da Silva e Luiza Pinto, que assinalaram 16 pontos cada. As principais pontuadoras do Maranhão foram Thalia Pinheiro, com 11 pontos e seis rebotes, e Larissa Abreu, que marcou um Duplo-Duplo de dez pontos e 22 rebotes.

“Essa conquista foi um trabalho a longo prazo. Eu vim com o mesmo grupo de 2015 e não estou conseguindo esconder a minha felicidade por chegar até aqui. Estou muito feliz com a campanha delas. Ano que vem eu ainda estarei trabalhando com a mesma equipe e isso vai nos fortalecer ainda mais. Elas marcaram muito e foram habilidosas até o final do jogo. Usaram a defesa e colocaram em quadra as características que são mais marcantes na equipe”, explicou o treinador Mário Ramires.

A Seleção Ideal do Brasileiro Sub-17 feminino da 2ª Divisão é formada pela armadora Ketholin Camilo (MG); as alas Thalia Pinheiro (MA); Stefanny Silva (PE) e as pivôs Lorena Silva (MG) e Maryanna Farias (PB).

Na pela medalha de bronze, Minas Gerais dominou praticamente toda a partida contra a Paraíba e ganhou por 63 a 31 (34 a 15 no primeiro tempo). As mineiras estão de volta à 1ª Divisão no próximo ano. Os destaques do confronto foram Ketholin Vitória (MG), com 20 pontos e quatro rebotes, e Maryanna Karlla (PB), com 13 pontos e sete rebotes.

Classificação Final Feminina
1º- Pernambuco; 2º- Maranhão; 3º- Minas Gerais; 4º- Paraíba; 5º- Goiás; 6º- Bahia; 7º- Rio Grande do Norte; 8º- Rondônia.

As seleções de Pernambuco, Maranhão e Minas Gerais disputam a 1ª Divisão em 2016, enquanto Bahia, Rio Grande do Norte e Rondônia jogarão a 3ª Divisão.

O Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-17 Feminino e Masculino é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com apoio da Federação Mineira de Basketball, Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e financiado com recursos do BRADESCO por meio da Lei de Incentivo.

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Foto: CBB