Equipe da Uninassau comemora a classificação com a MVP da partida, Érika, que recebeu o troféu do vice-presidente da LBF, Valter Ferreira (Vitor Bett)

A Uninassau/Cabo de Santo Agostinho é a terceira semifinalista da LBF CAIXA. A equipe pernambucana derrotou Blumenau por 65 a 61 no ginásio Galegão, em Blumenau-SC, e fechou a série quartas de final em 2 a 0. Para isso, contou com mais uma atuação da veterana pivo Érika, que anotou duplo-duplo de 19 pontos e 15 rebotes, o quinto em apenas 8 jogos desde que retornou da Espanha.

“Se for sem emoção não tem graça. Fizemos um grande jogo hoje e com muita concentração, levamos essa vitória para casa. Defender a Uninassau/Cabo é um grande prazer pra mim e fico feliz em chegar em mais uma semifinal da LBF. Agora é foco total no próximo adversário”, comentou a pivô que também foi a MVP da partida, com 30 de eficiência.

Ramona teve 14 pontos e Starling um duplo-duplo de 10 pontos e 11 rebotes. Blumenau, que teve apenas 36,5% de eficiência nos arremessos, teve apenas Gil (16 pontos) e Blockton (11) pontuando em dois dígitos.

Gil tentou impulsionar Blumenau com seus 16 pontos; esforços insuficientes (Vitor Bett)

O jogo – Pressionando a marcação, as pernambucanas começaram o jogo encurralando as donas da casa e saíram em vantagem no primeiro quarto. Mantiveram a diferença no segundo período e no intervalo já tinham dois dígitos de vantagem.

Com a eliminação se aproximando, Blumenau voltou do descanso mais ligado, pressionando a saída de bola da Nassau e forçando os erros do oponente, que foram seis no terceiro período. A mudança de postura resultou na parcial 19-10 a favor do time de João Camargo, que reduziu o déficit para apenas 2 pontos ao fim de 30 minutos, o que mantinha a série indefinida.

Mas as comandadas de Roberto Dornelas estancaram o ímpeto catarinense e voltaram a abrir vantagem confortável nos últimos 10 minutos. No minuto final, Lays e Blockton ainda converteram seis pontos que fizeram a diferença voltar para apenas dois pontos (61×63) e reacender as esperanças blumenauenses. Mas a jogada individual de Ineidis Casanova a quatro segundos do final que terminou em cesta decretou mesmo a classificação da Nassau.

Dornelas está em mais uma semifinal, onde reencontrará antigo algoz (Vitor Bett)

A Uninassau/Cabo de Santo Agostinho terá pela frente o atual campeão e líder da primeira fase, Vera Cruz Campinas, que confirmou sua classificação nesta sexta-feira. O técnico Roberto Dornelas, campeão da LBF CAIXA em 2013 com o Sport e com Érika, alcança sua sétima semifinal consecutiva. Neste ano, volta a enfrentar um antigo algoz: o técnico Antonio Carlos Vendramini, que conquistou em Americana três títulos sobre o técnico pernambucano – 2014, 2015 e 2017. Em 2018, a equipe pernambucana foi a terceira melhor do país, parando nas semis para o futuro vice-campeão Sampaio Basquete.

Resta apenas uma vaga para as semifinais. Em vantagem (1×0), o SESI Araraquara poderá se classificar se vencer neste domingo (17h) o Santo André/Apaba/ Caoa Chery, que lutará para levar a série ao terceiro jogo na segunda-feira (20h). Os confrontos acontecem no ginásio do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, no ABC paulista e tem transmissão online da LBF LIVE na TV NSports.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.

Frustração: Apesar de figurar entre os melhores índices de ataque e eficiência, Blumenau termina 2019 sem repetir a melhor campanha de sua história na Liga (Vitor Bett)