Quinta-feira agitada e decisiva na LBF CAIXA (Vitor Bett/ Gabriel Inamine/ Alvaro Jr/ Marina Gouvêa/ Juca Ferreira)

As quartas de final da LBF CAIXA 2019 estão definidas. A última rodada da primeira fase, realizada nesta quinta-feira (27), configurou o primeiro chaveamento dos Playoffs, que começa na próxima semana e cujas datas serão anunciadas nos próximos dias.

Em Campinas, o Sampaio Basquete vingou a derrota do primeiro turno e venceu o Vera Cruz Campinas na prorrogação por 70 a 65, após empate em 60 pontos no tempo normal. Tati Pacheco teve 15 pontos e Briahanna Jackson anotou outros 14 para a Bolívia Querida, enquanto Nadia teve um duplo-duplo (13 pontos e 10 rebotes) e Mari Dias foi a cestinha e MVP do jogo, com 16 pontos, 5 rebotes e 19 de eficiência.

Sampaio de Vitória venceu o Vera Cruz de Mariana Dias na prorrogação (Alvaro Jr.)

Em outro jogo bastante disputado, o Blumenau venceu a Uninassau/Cabo de Santo Agostinho, ultrapassou o rival e garantiu a 4ª posição que lhe dá vantagem de quadra nas quartas de final contra as próprias pernambucanas. O triunfo por 71 a 68, decidido apenas no final, contou com 21 pontos e 5 bolas de três pontos de Tassia, atual bicampeã do quesito no Jogo das Estrelas e MVP da partida no ginásio do Galegão, com 22 de eficiência. Pelo time pernambucano, Isabela Ramona teve 22 pontos e foi a cestinha do jogo, Casanova adicionou 17 e Érika de Souza ficou nos 5 pontos e 12 rebotes.

Tassia foi destaque na vitória decisiva de Blumenau (Vitor Bett)

No ABC paulista, o Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip confirmou sua vaga aos playoffs ao conquistar uma grande vitória sobre o SESI Araraquara por 65 a 54, com 19 pontos da pivô Juliana, a campeã do Torneio de Enterradas que registrou sua melhor pontuação na temporada nesta quinta. Aline Moura teve 25 pontos, 6 rebotes, 36 de eficiência e foi a MVP do confronto.

Após começo ruim, São Bernardo virou e garantiu vaga nos playoffs (Franciane Passos)

O resultado eliminou as chances de classificação da LSB RJ/Sodiê Doces, que também não conseguiu fazer sua parte e perdeu para o Ituano Basquete por 84 a 37, na maior diferença da noite. O galo se impôs do início ao fim sobre as cariocas, que se despedem de sua temporada de estreia com campanha de 3 vitórias e 15 derrotas. Palmira e Iza Sangalli, com 15 pontos cada, foram as cestinha do jogo, e Gabriela foi a MVP com duplo-duplo de 11 pontos e 17 rebotes e eficiência 28.

Palmira foi uma das cestinhas no massacre ituano (Juca Ferreira)

Encerrando a rodada, o Santo André/Apaba não tomou conhecimento do já eliminado Pró-Esporte/Sorocaba e venceu por 71 a 47, no ginásio Gualberto Moreira, no interior paulista. A equipe comandada por Bruno Guidorizzi termina a primeira fase com a terceira melhor campanha, com 12 vitórias, 6 derrotas e 66% de aproveitamento. Izabela teve 17 pontos e foi a MVP do jogo. Aruzha teve outra atuação solitária e fez 26 na despedida sorocabana da temporada.

Izabela foi a MVP na 12ª vitória andreense do ano (Marina Gouvêa)

Quartas de Finais definidas

Os resultados confirmaram mais três confrontos das quartas de final da LBF CAIXA. O embate entre Sampaio (2º) e Ituano (7º) já estava definido desde a última semana.

Primeiro colocado, o Vera Cruz Campinas reencontra o Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip pelo segundo ano seguido na mesma fase do mata-mata. Desde 2018, as atuais campeãs têm 6 vitórias e nenhuma derrota para o time do ABC paulista.

O Santo André/Apaba terá vantagem de quadra no embate contra o sexto colocado SESI Araraquara. Na fase inicial, uma vitória para cada lado, com o SESI tendo um ponto de vantagem.

O último confronto verá a repetição de uma das partidas da rodada. Blumenau e Uninassau/ Cabo de Santo Agostinho se enfrentam pela primeira vez na pós-temporada, com vantagem de quadra das catarinenses. Na primeira fase, um triunfo para cada, com as pernambucanas tendo saldo superior em 8 pontos.

Nas quartas e nas semifinais, cada série é resolvida em até três jogos. Nas Finais, a série torna-se melhor de cinco partidas. As datas e horários completos serão divulgados nos próximos dias.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.