Ziomara teve 30 de eficiência e a melhor atuação pelo Sampaio (Omar Matsumoto)

Com as estrangeiras anotando metade dos pontos, o Sampaio Basquete derrotou o São Bernardo/Brazolin/Unip por 76 a 62, no Ginásio Ubaldo Lago, o Baetinha, no ABC paulista. Ziomara fez 22 pontos (com 9 rebotes) em 76% de aproveitamento geral e Briahanna Jackson contribuiu com mais 16 pontos na vitória que consolidou a equipe do Maranhão como a segunda melhor da primeira fase. Nas quartas de final, a equipe enfrenta Presidente Venceslau em série melhor de três. Garantido em 8º, o time paulista encara o líder Vera Cruz Campinas no primeiro round dos playoffs

Pelo time do ABC, Lays comandou o ataque com 25 pontos, cestinha do jogo com sua melhor atuação na temporada. Thayná foi bem marcada e terminou abaixo de sua média, com 13 pontos. Terceira pontuadora do time, Julia adicionou mais 10 pontos em 40 minutos.

O jogo

Lays também fez sua melhor partida em 2018 (Omar Matsumoto/São Bernardo)

Sampaio começou melhor, abrindo 8-0 nos minutos iniciais e controlando o primeiro período, vencido por 15 a 8 já com 9 de Ziomara.  Aos poucos, o time da casa foi reagindo, graças aos 12 pontos de Lays no segundo período, que foi do São Bernardo/Brazolin/Unip. Com o jogo concentrado na sua armadora, o time do ABC foi ao descanso com três de vantagem.

Virgil Lopez deu bronca geral no intervalo e o Sampaio voltou com outra postura. Voltou a ajustar a defesa e, na metade do terceiro período, reassumiu a vantagem no placar, devolvendo os 10 pontos que levou de déficit no quarto anterior. Ziomara e Jackson revezaram na liderança do ataque do time. A pivô chilena fez 13 pontos no terceiro período e a armadora norte-americana anotou outros 10 no quarto final, que Sampaio apenas administrou e aproveitou para abrir vantagem maior.

– O placar abriu e a gente não soube lidar com isso. Mas foi um jogo muito bom, pois não tínhamos tanta responsabilidade, então jogamos soltas e fizemos nosso jogo. Vamos tentar melhorar para o jogo contra a Uninassau pensando no Campinas -, disse a pivô Geovana, que saiu de quadra com 4 pontos e 7 rebotes.

Jackson infernizou a defesa são-bernardense (Omar Matsumoto/São Bernardo)

 

Virgil Lopez, técnico do Sampaio, criticou o lapso defensivo no segundo período e ressaltou que, apesar da 2ª posição garantida, a vitória no domingo continua imprescindível.

– A gente fez um bom primeiro quarto e esquecemos de voltar no segundo, isso é totalmente inadmissível. O time precisa que todo mundo entre ligado a cada segundo do jogo. A vitória de domingo vai ser fundamental para que a gente entre nos playoffs em bom astral-, analisou o treinador.

As equipes encerram a participação na primeira fase no domingo. O São Bernardo/Brazolin/Unip recebe a Uninassau, enquanto o Sampaio vai até Santo André para enfrentar o time da casa, em partida transmitida pela TV Gazeta.

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.