Palmira estava em noite inesquecível (Juca Ferreira)

A previsão do jogo já indicava que  a partida deste sábado (13/3) pela LBF 2021 seria equilibrada. Mas Ituano Basquete e Santo André/Apaba apresentaram em quadra uma partida épica, que só terminou na prorrogação com a vitória do galo por 91 a 90, no ginásio Ditinho Xavier, em Itu (SP).

Palmira estava em uma noite inspirada e foi o principal nome da vitória ituana. Com 33 pontos, a ala bateu seu recorde pessoal em dez temporadas na LBF, estabeleceu a nova melhor marca de bolas de três da história da Liga em uma só partida (nove convertidas) e, com 33 de eficiência, foi de quebra a Melhor Jogadora da Partida GOL.

Além disso, a veterana chegou aos 1.888 pontos e ultrapassou Iziane (1.871) para se tornar a quarta maior cestinha da história da LBF. Também tornou-se a segunda jogadora da história da liga a ter 300 bolas de três pontos convertidas (304), juntando-se à recordista Karla Costa, que tem 358.

Sassá retornou em grande estilo (Juca Ferreira)

Todas as cinco titulares do Ituano pontuaram em dígitos duplos. Principal contratação da temporada até o momento, a estreante Patty anotou 20 pontos e 7 rebotes. Mariana Dias teve duplo-duplo de 14 pontos e 14 rebotes (recorde pessoal no último quesito), Ibukunoluwa anotou 11 pontos e Joice registrou um triplo-duplo de 11 pontos, 10 rebotes e 12 assistências – o segundo da história dos onze anos da liga – e o segundo dela.

Alto nível também pelo lado andreense, puxado pelas duas maiores cestinhas da história da LBF, Ariadna e Jaqueline, que anotaram 20 pontos cada. Lays teve duplo-duplo de 15 pontos e 11 assistências. Fora da LBF desde 2017, a ala/pivô Sassá retornou em grande estilo, com 16 pontos, 9 rebotes, 7 asssistências e 26 em eficiência.

Confira as estatísticas do jogo aqui

Ao contrário da partida entre as equipes na edição cancelada de 2020, na qual o Ituano dominou o placar na maior parte do tempo e viu as visitantes virarem, desta vez foi o Santo André quem ditou o placar durante quase todo o jogo.

Efetivo no perímetro com as suas chutadoras de três, o grupo treinado por Arilza Coraça venceu o primeiro tempo (36×41) e tinha dez pontos de vantagem a sete minutos do fim, quando as bolas de três de Palmira e do Ituano começaram a cair.

Faltando doze segundos, o galo passou à frente pela primeira vez desde o segundo período, com dois lances livres de Ibukunoluwa, mas deixou escapar a vitória no tempo regulamentar ao ver Sassá empatar o jogo no garrafão.

Nos cinco minutos finais, mais equilíbrio. O time do ABC chegou a liderar novamente, com nova cesta de Sassá (83×85), mas era dia de Palmira, que fez mais duas bolas de fora para retomar a dianteira para o galo. Ariadna perdeu dois lances livres cruciais a 5 segundos do fim e Jaqueline ainda tentou reagir com uma bola de três no estouro do cronômetro, mas já era tarde.

A LBF 2021 segue neste domingo com a partida entre SESI Araraquara e Sampaio Basquete, às 14 horas, (horário de Brasília), com transmissão da TV Cultura.

Clique aqui e confira a tabela completa do primeiro turno!

Próximos jogos: Em cumprimento ao decreto divulgado nesta quinta-feira (11) pelo governo do Estado de São Paulo e após reunião com o conselho de administração, comissão de atletas e gestores das oito equipes participantes da LBF 2021, a Liga de Basquete Feminino comunica o adiamento da partida marcada para 16/03/2021 entre AEC/Tietê Agroindustrial/ BAX Catanduva e Sampaio Basquete. Nova data será divulgada nos próximos dias. Na segunda-feira (15/03), nova reunião será realizada entre liga e clubes para análise do cenário e deliberação das próximas partidas.

A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, a parceria da Espaçolaser e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.