Da redação, em Americana (SP) – 06.07.2025
A Seleção Brasileira feminina de basquete é vice-campeã da Americup. O grupo brasileiro acabou superado pelos Estados Unidos por 84 a 92, depois de uma ótima campanha na competição que foi realizada em Santiago, no Chile. Neste domingo (06.07), porém, o Brasil enfrentou dificuldades e não conseguiu o título.
Com o resultado deste domingo, as norte-americanas estão classificadas para o Mundial do ano que vem, já que apenas o time campeão teria a classificação garantida, e a Seleção Brasileira terá que disputar o Pré-Mundial para buscar a vaga.
No duelo dos dois únicos times invictos até então, a ala/pivô Damiris brilhou. A brasileira, que atua na WNBA, marcou 35 pontos neste jogo de hoje. Damiris também esteve na seleção do campeonato, assim como Kamilla Cardoso.

Vitória, ala/pivô do SESI Araraquara, foi um dos destaques da Seleção nesta Americup (Foto: Divulgação/FIBA)
A campanha do Brasil contou com vitórias sobre a Argentina por 71 a 50, sobre o Canadá por 74 a 65; República Dominicana pelo placar de 73 a 46, e El Salvador por 106 a 49. Na semifinal, mais um confronto contra a argentinas e boa vitória brasileira: 108 a 68.
Após a Americup, as seis atletas que jogam no Brasil retornam para a LBF CAIXA 2025, que recomeça na próxima quinta-feira (10.07) depois da pausa justamente para a disputa da competição no Chile. Aline, Vitória e Emanuely retomam o ritmo com o SESI Ararquara, Alana com o Corinthians e Thayna e Cacá com o Sampaio Basquete.
O técnico do Corinthians, Bruno Guidorizzi, também representou a Liga de Basquete Feminino como assistente da técnica norte-americana, Pokey Chatman.
A LBF CAIXA conta com o patrocínio master da CAIXA e Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, os patrocínios oficiais de Eletrobras, Renata e Roller e tem a Molten como bola oficial, a TV Brasil e a ESPN como emissoras oficiais, o UOL, o GE EPTV, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros de mídia oficiais, a parceria da Udiaço e Multilog e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de TAM Executiva e Cirúrgica Fernandes.