Rivais na última rodada da fase de classificação da LBF CAIXA, Santo André/APABA e Uninassau Basquete se enfrentam nesta segunda-feira (10/04), às 18h15, no Ginásio Pedro Dell’Antonia, na Região ABC de São Paulo, no primeiro jogo da série semifinal dos playoffs. A partida terá transmissão ao vivo dos canais SporTV.
A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.
Mandante no primeiro jogo da série semifinal, o Santo André está de volta aos playoffs da LBF CAIXA. Fora da disputa do título na temporada passada, a equipe andreense entrou na temporada 16/17 tendo a classificação para os playoffs como o primeiro grande objetivo e conquistou essa meta de forma antecipada.
“Quando começou o campeonato o nosso grande objetivo era voltar para os playoffs e nós conseguimos isso até que de forma antecipada, com cinco jogos antes do fim da fase de classificação. As menininhas já estão se preparando para os jogos que teremos agora pela frente desde então”, comentou o técnico Bruno Guidorizzi, do Santo André.
Dono da campanha de dez triunfos em 20 partidas, o Santo André até brigou pela segunda melhor colocação da tabela de classificação nas últimas rodadas, que ficou com o próprio Uninassau, porém o time da Região ABC de São Paulo fechou sua participação na primeira fase da LBF CAIXA com quatro resultados negativos seguidos e ficou mesmo com a 3ª campanha.
Inclusive, duas destas derrotas na reta final da fase de classificação da LBF CAIXA foram para o próprio Uninassau. Na ocasião, as duas equipes se enfrentaram nas duas últimas rodadas da 1ª fase e o time pernambucano venceu por 80 a 65 e por 78 a 65. Já no primeiro turno o confronto ficou empatado com uma vitória para cada, 75 a 71 para Santo André no primeiro jogo e 74 a 69 no segundo.
“Estamos supercontentes com a nossa primeira fase, uma vez que conseguimos o objetivo inicial, que era a classificação. Agora o foco é maior, concentração total e muita obediência tática, pelo fato das equipes já terem se enfrentado quatro vezes e, consequentemente, já conhecerem taticamente”, comentou o ala Jaqueline, do Santo André.
Já o Uninassau, dono da segunda melhor campanha da fase de classificação, com 14 vitórias em 20 jogos, encerrou a primeira com desempenho totalmente o contrário de seu rival na fase semifinal dos playoffs. O time comandado pelo técnico Roberto Dornelas venceu os quatro últimos compromissos da 1ª fase e entra nos playoffs totalmente embalado.
Além do embalo, o time pernambucano buscar manter seu ótimo retrospecto como visitante na atual temporada do principal campeonato de basquete feminino do Brasil e sair na frente na série semifinal, já que são sete resultados positivos em dez partidas como visitante na temporada.
“Na fase classificatória, nós ganhamos três jogos e perdemos apenas um para o Santo André, mas eu não gosto de me apegar muito a isso. Acredito que agora começa um novo campeonato, onde tudo ainda está 0 a 0. Vai ser um jogo bem disputado, decidido nos detalhes, onde as duas equipes se conhecem bem. Esperamos voltar pra casa com a vitória”, comentou a ala Tati Pacheco, do Uninassau.
Depois do primeiro duelo em Santo André, a série migrará para o Recife, onde as equipes farão os Jogos 2 e 3 (se necessário) no sábado (15/04), às 10 horas, e segunda-feira (17/04), às 21 horas, ambos com transmissão ao vivo do SporTV. O vencedor do confronto encara o vencedor da série entre Corinthians/Pague Menos/Americana e Sampaio Corrêa Basquete na grande final da LBF CAIXA 16/17.