Da redação, em São Paulo (SP) – 21.01.2026 

A Liga de Basquete Feminino (LBF) confirmou oficialmente a lista de equipes participantes da temporada 2026, consolidando um novo momento de fortalecimento da modalidade no país.

As equipes inscritas são: ADRM/Maringá, Santo André, PONTZ São José Basketball, Unimed Campinas Basquete, SESI Araraquara Basquete, Sodiê Mesquita, Cerrado, Salvador Basketball, Sport Club do Recife e Sampaio Corrêa.

Subida de bola no jogo de abertura LBF 2025 entre Sampaio Correa e Cerrado

Jogo de Abertura Sampaio Correa e Cerrado pela LBF CAIXA 2025 – (📸 Nelson Toledo/LBF)

A edição de 2026 tem estreia marcada para o dia 8 de março, data simbólica em celebração ao Dia Internacional da Mulher, reforçando o protagonismo feminino e o compromisso da LBF CAIXA em valorizar o esporte e suas atletas.

Valter Ferreira- Atual presidente da LBF

Valter Ferreira (Presidente da LBF CAIXA) em discurso pela abertura da temporada 2025. (📸 Nelson Toledo/LBF)

A edição de 2026 marca um feito inédito para a LBF CAIXA: três estados do Nordeste (Maranhão, Bahia e Pernambuco) terão representantes na elite do basquete feminino nacional na mesma edição. Essa ampliação regional, segundo a diretoria da Liga, reflete o sucesso das ações de incentivo e descentralização do esporte previstas no planejamento estratégico da Liga.

“Estamos muito felizes com os resultados concretos do nosso planejamento de longo prazo. Ter três estados nordestinos na LBF em uma mesma edição mostra que o basquete feminino brasileiro está crescendo em todas as regiões e ganhando novas torcidas e talentos”, afirmou o presidente da LBF CAIXA, Valter Ferreira.

Outro resultado positivo dessa estratégia é o fortalecimento das categorias de base. A regra da obrigatoriedade de participação de cada clube em ao menos um Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI), implementada em 2025, já mostra retornos significativos. O CBI Sub-15 feminino, por exemplo, teve crescimento expressivo no número de equipes, passando de um número restrito de participantes em anos anteriores para 24 clubes na última edição, realizada em Foz do Iguaçu (PR).

Ação com crianças jogadoras no Jogo das Estrelas da LBF 2025

Jogo das Estrelas 2025 – Clínicas e projetos sociais. Foto: Acervo LBF

“Nosso foco é garantir que o sucesso da LBF seja sustentável e contribua para a formação de uma nova geração de atletas e treinadores. O investimento na base é o alicerce para o futuro do basquete feminino brasileiro”, completou Ferreira.

Em alinhamento com o início do segundo ano do ciclo olímpico, a LBF CAIXA entra em 2026 renovada, com mais representatividade e um compromisso firme com a evolução técnica e institucional do esporte em todo o país.