Dois melhores times da fase de classificação, Corinthians/Pague Menos/Americana e Uninassau Basquete decidirão o título da sétima edição da história da LBF CAIXA. Os dois times se enfrentaram em quatro confrontos diretos durante a 1ª fase e agora se enfrentarão na Final do campeonato nacional em série melhor de cinco jogos.

Nos quatro confrontos entre as equipes, duas realizados em Americana (SP) e dois em Recife (PE), o Corinthians levou a melhor em três deles e o Uninassau venceu apenas um. Mesmo com vantagem do time alvinegro, os quatro duelos foram marcados pelo equilíbrio.

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

Confira como foram os confrontos diretos entre Corinthians e Uninassau na fase de classificação da LBF CAIXA 16/17:

Corinthians e Uninassau se enfrentaram quatro vezes e só tivemos placares apertados (Robson Neves/Divulgação)

17/01/2017 – Uninassau 65 x 75 Corinthians

Deu Corinthians no primeiro duelo entre as equipes na competição. O time alvinegro chegou para a partida defendendo até então invencibilidade de quatro vitórias nas quatro primeiras partidas do campeonato e conseguiu aumentar ainda mais seu grande desempenho no início da LBF CAIXA 16/17.

Com grande desempenho na primeira etapa, o time comandado pelo técnico Vendramini foi para os vestiários com vantagem de dez pontos ao final da 1ª etapa. O Uninassau mostrou diversas vezes bom poder de reação, chegou a diminuir a desvantagem para apenas quatro pontos, mas o Corinthians voltou a colocar boa vantagem e fechou a partida com vitória pelos mesmos dez pontos do 1º tempo.

As destaques da vitória do Corinthians foram Damiris, com 26 pontos e sete rebotes, Karla Costa, com 15 pontos, e Brandie Baker, com 11 pontos e nove rebotes. Pelo lado do Uninassau, destaque para Raphaella Monteiro, com 12 pontos e oito rebotes, e Casanova, com 13 tentos e cinco assistências.

19/01/2017 – Uninassau 61 x 53 Corinthians

Na partida que encerrou a rodada dupla de jogos entre Uninassau e Corinthians pelo primeiro turno da LBF CAIXA, o time pernambucano levou a melhor, e quebrou a invencibilidade de seu rival no campeonato. Além disso, o Uninassau na época conquistou vitória importante para pressionar o Santo André que era o 2º colocado.

Ao contrário da partida anterior, foi o Uninassau que ditou o ritmo da partida. Com vantagem do placar em quase toda a partida, o time pernambucano viu o Corinthians assumir a liderança no último período, mas se recuperou e terminou o duelo com vitória. Além do primeiro revés da temporada, o Corinthians teve nesta partida o pior desempenho ofensivo da temporada, com apenas 53 pontos anotados.

Pelo Uninassau, destaque para Ariadna, com duplo-duplo de 15 pontos e 11 rebotes, Gilmara, com 16 pontos, e Casanova, com 11 pontos, seis assistências e quatro rebotes. Pelo Corinthians, destaque para Brandie Baker, com 13 pontos e cinco rebotes.

Uninassau impôs a primeira derrota do Corinthians na fase de classificação da LBF CAIXA (Robson Neves/Divulgação)

08/03/2017 – Corinthians 78 x 72 Uninassau

No segundo-turno, Corinthiasn e Uninassau se enfrentaram no Ginásio Centro Cívico, em Americana (SP). As duas equipes já estavam nas duas primeiras colocações da tabela de classificação da LBF CAIXA e o Corinthians conseguiu aumentar ainda mais sua vantagem na liderança ao bater o Uninassau.

Em confronto de altos e baixos, o Uninassau fechou a 1ª etapa com vantagem de cinco pontos, mas viu o Corinthians dominar por completo a partida durante o 3º período e ter 11 pontos de vantagem no placar. O time do técnico Roberto Dornelas tentou de todas as formas voltar para a partida mas o Corinthians administrou muito bem a liderança e venceu.

Com desempenho de 31 pontos e 11 rebotes, Damiris estabeleceu naquela noite a melhor partida ofensiva na LBF CAIXA 16/17 na época. A argentina Melissa Gretter também se destacou pelo Corinthians, com 12 pontos, sete rebotes e seis assistências. Pelo Uninassau, destaque para Raphaella Monteiro, com duplo-duplo de 19 pontos e dez rebotes, e Ariadna, com 21 tentos e quatro sobras.

10/03/2017 – Corinthians 81 x 76 Uninassau

O último duelo entre Corinthians e Uninassau foi equilibrado igual a todos os anteriores. Com mais uma vitória, o Corinthians alcançou nesse dia a campanha de 15 triunfos em 16 partidas disputadas no campeonato e garantiu a liderança da tabela de classificação até o fim da 1ª fase.

Cada equipe levou a melhor em um período da partida. O duelo começou com o Corinthians vencendo o primeiro período por oito pontos de vantagem (23 a 15). Depois o Uninassau assumiu o controle da partida, venceu o segundo (23 a 18) e terceiro período (26 a 16) e chegou a ter sete pontos de vantagem. Porém o Corinthians voltou a ditar o ritmo da partida nos dez minutos finais (24 a 12) e ficou com a vitória.

As protagonistas da vitória do Corinthians foram Damiris, com 22 pontos e seis rebotes, e Brandie Baker, com 17 pontos, cinco rebotes e quatro assistências. O Uninassau contou com boa atuação de Raphaella Monteiro, com duplo-duplo de 21 pontos e dez rebotes.

Corinthians fechou confronto direto contra Uninassau na fase de classificação com três vitórias em quatro jogos (Marcello Zambrana/Divulgação)