No Ginásio Pedro Dell’Antonia lotado, as seleções da LBF e da La Liga Argentina protagonizaram um grande show em quadra no Jogo das Estrelas da LBF 2018, realizado em Santo André (SP). Em uma partida equilibrada, a equipe brasileira, comandada por João Camargo, lutou até o fim, mas acabou superada pelo time argentino, que venceu por 64 a 59. A cestinha do jogo foi a ala Natacha Perez, com 15 pontos, e Melisa Gretter foi eleita a MVP.

– Fiquei muito feliz e gostei de vir jogar no Brasil. O clima e as pessoas, o evento, tudo foi muito lindo. Tomara que possamos fazer algo parecido em breve na Argentina e que as brasileiras possam jogar lá -, disse Perez.

– Nós começamos o jogo muito tímidas na nossa própria festa e depois não deu tempo de correr atrás do placar – resumiu Kelly, principal cestinha brasileira.

Antes da partida, o presidente da LBF, Ricardo Molina, agradeceu as 3.500 pessoas presentes no Dell’Antonia, e entregou uma placa comemorativa ao prefeito da cidade. As argentinas começaram melhor o jogo, distribuindo os pontos e vencendo o primeiro período por 20 a 8. A vantagem de 12 pontos no primeiro tempo foi mantida para o intervalo, já que o segundo período trouxe uma seleção LBF mais efetiva que no início, empatando a segunda parcial em 17×17, com 5 pontos de Gil.

Kelly foi a cestinha brasileira no duelo (João Pires/LBF)

A equipe brasileira voltou bem melhor na segunda etapa, abrindo o terceiro período com uma parcial 7-0 para encostar no placar e diminuir a diferença, mas Natacha Perez esfriava a torcida no Dell’Antonia com suas bolas de três e 8 pontos que ajudaram a manter a seleção da La Liga na frente [45×49].

Mas a reação brasileira parou no quarto período. As argentinas voltaram a abrir vantagem e seguraram a vantagem até o final, que terminou em 5 pontos.

Desafios

Bianca levou o 1º Torneio de Enterradas da história da LBF (João Pires/LBF)

O título do primeiro torneio de enterradas ficou em Santo André. A pivô Bianca levou a melhor ao derrotar na final a argentina Celia Fiorotto. Nas semifinais, As quatro brasileiras foram muito bem, com exibições melhores que as argentinas. Bianca e Tati Pacheco já haviam protagonizado um grande duelo na preliminar.

Tassia dominou o perímetro em Santo André (João Pires/LBF)

Nos três pontos, Tassia, da Uninassau, dominou. Levou o troféu ao passar para a final em primeiro lugar com 19 pontos e bater Iza Andrade na decisão com placar apertado – 21×20 para a ala do time pernambucano. A ala/pivô de Presidente Venceslau havia batido a atual campeã, Karla Costa, no desempate para a final.

O Desafio de Habilidades foi vencido por Débora, armadora do time local. Ela passou por Cacá, Lays e encarou a atual campeã Melisa Gretter na decisão, que havia eliminado as compatriotas Julieta Ale e Macarena Rosset. A argentina começou a decisão mais rápida que Débora, mas não conseguiu finalizar com a bola de três antes da armadora andreense, que vence o Desafio após dois vices nas edições anteriores.

Sucesso de público

Com 3.500 torcedores, o Pedro Dell’Antonia teve uma festa completa do basquete feminino, que começou mais cedo, com o torneio de 3×3 vencido pela equipe que representou o São Bernardo/Brazolin/Unip. Teve também a clínica com Cristal Rocha, um dos principais nomes do novo esporte olímpico. O evento também prestou homenagens a Lais Elena e aos grande nomes da história do basquete andreense. No intervalo do Jogo das Estrelas, os Ginasloucos levaram o público ao delírio com o show de enterradas acrobáticas.

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.

Débora venceu nas Habilidades após bater na trave por duas vezes (João Pires/LBF)