Discreta nos três períodos, Casanova cobrou de si no último quarto  e saiu de quadra com 20 pontos (Robson Neves/Uninassau Basquete)

Considerado o ‘jogo da recuperação’ por Roberto Dornelas, a Uninassau fez jus às expectativas de seu treinador e alcançou a primeira vitória na temporada. Jogando no Ginásio Wilson Campos, no Recife, a equipe derrotou o Funvic/Ituano por 70 a 55, com a atuação especial do trio Casanova/Gil/Tassia, responsável por 83% dos pontos pernambucanos. Com 20, a armadora cubana foi a cestinha da partida, ao lado da ala Palmira, do Funvic/Ituano.

As equipes protagonizaram um primeiro tempo com bastante equilíbrio – 15 a 15 ao fim do primeiro quarto e vantagem de um ponto das donas da casa no descanso (27×26). Mas a igualdade parou por aí. Mais ligado, e com 9 pontos de Tassia, a Uninassau aproveitou mais um apagão coletivo do adversário para abrir vantagem de 11 pontos ao fim de três períodos (46×35).

O último período ficou mais franco e as equipes voltaram a pontuar bem – com o time pernambucano fechando a parcial em 24×20 e a partida com 15 pontos a frente. Casanova, que tinha apenas 7 pontos, teve grande atuação no quarto período para terminar com 20 pontos e ser a principal pontuadora da partida ao lado de Palmira.

“A vitória foi fundamental para o time. A gente soube aproveitar o segundo tempo e eu dei o meu máximo. Não fui bem no primeiro e cobrei de mim mesma: ‘você pode jogar melhor’. Uma vitória que nos deixa psicologicamente melhores também”, disse a cubana.

As ‘panes’ apresentadas pelo Funvic/Ituano no segundo tempo dos jogos preocupam a ala ituana. “Começamos bem, mas no decorrer do jogo sempre acontece um momento de apagão e ficamos sem pontuar.  Tomamos bolas fáceis pelo cansaço, e  quando reagimos, elas já abriram uma vantagem grande que fica dificil de reverter”, criticou Palmira. Após três jogos, a equipe tem o pior ataque (apenas 53 pontos por jogo) e a segunda pior defesa do campeonato (73 pontos sofridos/jogo)- à frente apenas do São Bernardo/Brazolin/Unip. Blumenau estreia no próximo domingo, em casa.

Para a ala/armadora Tassia, da Uninassau, o time ‘está de parabéns porque soube escolher a melhor bola no ataque’. Com 19 pontos, a jogadora ficou a apenas dois de igualar seu recorde na competição – 21 pontos em 2015 contra Presidente Venceslau.

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.

Autora de 20 pontos, Palmira acredita que equipe sofre ‘apagão’ nas etapas finais dos jogos (Robson Neves/Uninassau Basquete)