Contra o Chile, defesa foi melhor, mas ainda precisa de ajustes (Divulgação/FIBA)

Com a vitória por 99 a 67 sobre o já eliminado Chile no último sábado (1), a seleção brasileira ratificou a primeira colocação do grupo A da Copa América. Jaqueline teve mais uma grande atuação do perímetro (5 bolas de três pontos) e saiu da quadra como a cestinha, com 20 pontos. Além da ala, outras quatro brasileiras pontuaram em dígitos duplos: Iza Sangalli (16), Tainá (15), Clarissa (11) e Lays (10).

Com o lugar na semifinal, o Brasil também garantiu vaga na próxima Copa América. Com médias de 92 pontos por jogo, a equipe de Carlos Lima teve o melhor ataque disparado da primeira fase, sendo também a única a anotar a marca centenária, no triunfo sobre o Paraguai.

A adversária desta segunda-feira (22h, Brasília) é a Colômbia, que teve grande chance de se classificar em primeira no grupo B, mas tropeçou diante da Argentina – as donas da casa estiveram a frente durante todo o confronto e permitiram a virada albiceleste no último minuto – 67×61 para a equipe de Meli Gretter e cia. a partida terá transmissão do canal Basquete Brasil na TV NSports.

Último encontro com as colombianas foi positivo: vitória na última Americup (Divulgação/FIBA)

Líder em assistencias da competição, com média de 6 passes por partidas, Babi falou ao site da CBB sobre o próximo desafio. “Estamos chegando mais perto do nosso objetivo e contra a Colômbia será mais um passo muito importante. Este adversário vem com um time forte e supermotivado por conta dos últimos resultados, além de jogar em casa; já sabemos de tudo isso e estamos nos preparando da melhor maneira. O nosso time vem em uma crescente, estamos preparadas e focadas para alcançar a meta que traçamos”, comentou a armadora.

Jaqueline reforça o discurso. “Será um jogo duro, a Colômbia terá a torcida a seu favor e teremos que imprimir nosso ritmo de jogo já de início, além de minimizar ao máximo os erros. Entraremos em quadra com foco no objetivo traçado, que é a vitória”, disse a cestinha dos jogos contra Paraguai e Chile.

Na outra semifinal, jogada um pouco antes, às 19h45, argentinas e paraguaias disputam a primeira vaga para a decisão. As gigantes (apelido da seleção argentina) são favoritas, mas as panteras guaranis (apelido das paraguaias) contam com o grande campeonato de Paola Ferrari, principal cestinha do campeonato, com impressionantes 25,7 pontos por jogo, para surpreender.

Na preliminar das semifinais, ainda jogam Venezuela x Peru (15h15) e Chile x Equador (17h30), na definição entre 5º e 8º colocados.

Segundo Babi, Colômbia vem super motivada, mas isso não tira o foco da seleção (Divulgação/FIBA)