Neste sábado (30/01), a bola laranja vai subir para o início de mais uma semana de jogos na Liga de Basquete Feminino (LBF), a quinta da temporada 2015/2016. Em quadra, Maranhão Basquete e Presidente Venceslau protagonizarão o duelo entre as duas únicas equipes que ainda não conquistaram um resultado positivo na sexta edição do campeonato nacional.

Ao todo, a equipe da Região Nordeste do Brasil e também o time do interior do Estado de São Paulo já disputaram seis partidas na temporada 2015/2016 da LBF e ainda não saíram de quadra com o gosto da vitória no principal campeonato de basquete feminino do Brasil.

aaaaaa

Início da 5ª semana de jogos da LBF marcará pelo encontro entre Maranhão e Presidente Venceslau, as duas únicas equipes sem vitórias na LBF 15/16 (Montagem/LBF)

As duas equipes vivem a expectativa de conquistar os primeiros triunfos no campeonato nacional e dão início à rodada dupla de jogos neste sábado (30/01), às 11 horas (de Brasília), e voltam a se enfrentar na LBF no domingo (31/01), às 17 horas (de Brasília), ambos duelos realizados no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA).

“Acredito que serão confrontos bem equilibrados. Maranhão jogará com o fator casa e com o fator torcida, e isso conta muito em um duelo desses. Vamos tentar fazer partidas equilibradas, já que estamos treinando muito forte para esse jogo. Nosso maior objetivo é fazer uma partida de igual para igual, para aí então pensar na vitória”, comentou a armadora Natalinha, do Presidente Venceslau.

O Maranhão, comandado pelo técnico Carlos Lima, terá pela primeira vez na temporada um adversário que não está no pelotão de elite da tabela de classificação da LBF. Antes desta semana, o time da Região Nordeste do Brasil entrou em quadra para enfrentar Corinthians/Americana, Uninassau/América e seu rival Sampaio Corrêa Basquete, equipes que figuram nas três primeiras colocações da tabela.

Para encontrar o rumo das vitórias na LBF, o Maranhão aposta em seu forte poderio caseiro. Na temporada passada, o time maranhense venceu oito das 12 partidas que realizou no Ginásio Castelinho e nesta edição da LBF, enfrentou o Americana em duas partidas e, mesmo com derrota, conseguiu jogar de igual para igual com as atuais bicampeãs da LBF.

Depois de enfrentar os três primeiros colocados da LBF, o Maranhão tenta a sua primeira vitória no campeonato (Paulo de Tarso/Sampaio Basquete)

Depois de enfrentar os três primeiros colocados da LBF, o Maranhão tenta a sua primeira vitória no campeonato (Paulo de Tarso/Sampaio Basquete)

Já Presidente Venceslau viaja para o Estado do Maranhão após dois resultados negativos contra o Americana, nos primeiros duelos do ano de 2016 da LBF. Além de suas primeiras vitórias na sexta edição da LBF, a equipe venceslauense também espera melhorar seu desempenho em quadra, já que no atual momento do campeonato é dona do pior ataque da competição, com apenas 57,5 pontos por jogo, e da segunda pior defesa, com 74,5 pontos sofridos de média.

IMG_1603-1

Além da primeira vitória na temporada, Presidente Venceslau busca o primeiro triunfo sobre Maranhão na LBF (Roberta Rodrigues/Divulgação)

Além disso, a equipe do interior do estado de São Paulo busca reverter o histórico negativo em partidas contra o Maranhão. Na história do confronto entre as duas equipes na LBF, vantagem para o Maranhão que triunfou nas duas partidas realizadas na temporada passada.

“Nosso time possui características bem diferentes das do Maranhão, mas acho que quem conseguir tirar o melhor do ponto positivo da outra equipe vai conseguir sair de quadra com a tão desejada primeira vitória na LBF”, completou a armadora Natalinha, do Presidente Venceslau.

Após o duelo do final de semana, Presidente Venceslau segue em Maranhão e terá pela frente mais dois confrontos contra o Sampaio Corrêa, nos dias 02 e 03 de fevereiro, ambos às 21 horas (de Brasília), no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA).

Já Maranhão terá o Santo André/APABA como adversário na sequência da fase de classificação da LBF, em rodada dupla nos dias 04 e 05 de fevereiro, às 21 horas, também no Ginásio Castelinho.