Rivais na última decisão da LBF CAIXA, Corinthians/Pague Menos/Americana e Sampaio Corrêa estarão frente a frente a partir desde domingo, às 21 horas, na série semifinal dos playoffs do maior campeonato de basquete feminino do Brasil. Em série melhor de três jogos, a equipe maranhense fará o primeiro jogo em casa, no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA), e depois o confronto parte para Americana (SP), com possíveis duas partidas no Ginásio Centro Cívico.

Com base do time mantida, o Corinthians, vice-campeão na temporada passada, dominou completamente a fase de classificação, conquistou grandes números coletivos e individuais, e fechou a primeira fase como líder mais do que isolado. Do outro lado, o Sampaio Corrêa após o título teve seu elenco reformulado, porém se classificou e busca a segunda Final em dois anos na LBF CAIXA.

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

Confira números, curiosidade e todas as informações da série semifinal entre Corinthians e Sampaio Corrêa: 

Rivais nas duas últimas rodadas da fase de classificação da LBF CAIXA, Corinthians e Sampaio Corrêa voltam a se enfrentar no Maranhão, desta vez pelos playoffs (Paulo Tarso/Sampaio Basquete)

Destruiu
A pivô Damiris foi a grande destaque da fase de classificação da LBF CAIXA 16/17. A jovem pivô fechou a primeira fase do campeonato como a cestinha, com 20,4 pontos, e líder em eficiência, com 21,5 por jogo.

Boa impressão
Reforço do Corinthians para essa temporada, a ala/pivô norte-americana Brandie Baker mostrou bons números. Baker terminou a fase de classificação com médias de 14,4 pontos (3ª melhor do campeonato) e 13,9 pontos de eficiência (5ª melhor do campeonato).

Grande destaque
Uma das novidades do Sampaio Corrêa para a temporada 2016/2017, Letícia Rodrigues terminou a primeira fase do campeonato como um das grandes destaques da equipe, com média de 10,0 pontos e 9,4 rebotes de média.

Líder
Letícia Rodrigues foi tão bem com a campanha do Sampaio Corrêa que terminou a primeira fase da competição como a grande líder do campeonato no fundamento rebotes, com 9,4 sobras de média (6,1 defensivos e 3,3 ofensivos).

Recuperou e classificou
Dono da quarta melhor campanha da LBF CAIXA, o Sampaio Corrêa abriu a temporada 2016/2017 com quatro derrotas seguidas (duas para o Santo André e duas para o Uninassau), mas se recuperou e conseguiu se classificar.

Confronto conhecido
Sampaio Corrêa e Corinthians estiveram frente a frente na decisão da temporada passada da LBF CAIXA. Na ocasião, o time maranhense venceu a série por 3 a 1 e conquistou o troféu de campeão do maior campeonato de basquete feminino do Brasil.

Sampaio Corrêa e Corinthians protagonizaram a última decisão da LBF CAIXA e a vitória ficou com o time maranhense (Biaman Prado/LBF)

Fechou bem
Confronto desta semifinal, Corinthians e Sampaio Corrêa se enfrentaram na última rodada da fase de classificação. Com os dois times já classificados e já com suas colocações definidas, o Sampaio saiu de quadra com vitória pelo placar de 61 a 57, segunda derrota apenas do time alvinegro na competição.

3×1
Apesar da derrota no último jogo, o Corinthians comandou o placar do confronto direto contra o Sampaio nesta temporada. Em quatro partidas entre as equipes, o time alvinegro saiu de quadra com triunfo em três delas.

Ataque forte
O Corinthians fechou a fase de classificação com o melhor sistema ofensivo de toda a competição, com média de 74,0 pontos por jogo.

#Jogajunto
O Corinthians também terminou a primeira fase do campeonato nacional como o líder do fundamento de assistência, com média de 16,3 passes resultantes em cestas por partida.

Soberano
Melhor time da fase de classificação, o Corinthians fechou a fase de classificação com a grande média de 91,3 pontos de eficiência, melhor estatística do campeonato.

Líder da fase de classificação, o Corinthians fechou a 1ª fase como líder de diversos fundamentos da LBF CAIXA 16/17 (Marcello Zambrana/LBF)

Que desempenho!
Líder em assistência, o Corinthians contou com grande desempenho das armadoras Joice (2ª melhor do campeonato), com média de 4,0 assistências, e Melissa Gretter (3ª melhor do campeonato), com 3,7 assistências por jogo.

Passa pra cá
Outra estatística do que o Corinthians liderou na fase de classificação foi a de bolas roubadas. O time alvinegro teve média de 14,7 roubos de bola durante as 20 partidas da primeira fase da LBF CAIXA.

Estrelas campeãs
O Jogo das Estrelas 2017 foi realizado em Americana e teve grande destaque das atletas do Corinthians. Em casa, a argentina Melissa Gretter foi campeã do Desafio de Habilidades e a ala/armadora Karla Costa foi campeã do Torneio de 3 pontos.

Igual vinho
Aos 38 anos, Karla Costa foi campeã dos 3 pontos e mostrou todo seu talento durante a temporada. A dona da camisa 22 alvinegra teve médias de 2,0 bolas para 3 pontos por jogo (2ª melhor marca do campeonato) e aproveitamento de 51,3% (melhor do campeonato).

Atletas do Corinthians fizeram a festa durante o Jogo das Estrelas da LBF CAIXA, após Melissa Gretter e Karla Costa venceram os torneios individuais (Fotojump/LBF)