A quinta semana da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15 será complementada neste sábado (24 de janeiro), com a realização de quatro jogos.
A APAB/Unifeb Barretos (sexto colocado) busca a recuperação encarando o Basketball Santo André/APABA (sétimo colocado), às 11h00 (de Brasília), no ginásio João Batista da Rocha, em Barretos (SP), com transmissão ao vivo pelo SporTV. Na última vez que esteve em quadra, o time da casa foi superado pelo líder Uninassau/América, enquanto que o visitante bateu o Basquete Jaraguá.
“A minha grande preocupação é aliviar o desgaste do elenco, além de enfrentarmos uma equipe fortíssima como o Santo André. Um adversário muito experiente, forte em todas as posições e que possui uma comissão técnica muito vivenciada neste cenário da LBF”, comenta o técnico Alexandre Escame, da APAB/Unifeb Barretos.
“O nosso time está evoluindo e a expectativa é dar sequencia. Vamos enfrentar uma equipe jovem, aguerrida e que tem o perfil de não desistir nunca, por isso, temos que estar muito atentas, além de aplicar uma defesa forte, como certamente, o time de Barretos irá fazer também”, analisa a técnica Laís Elena, do Basketball Santo André/APABA, que não poderá contar com a armadora Tássia Carcavalli, contundida, e não sabe se terá a ala/pivô Carina Felippus, que se recupera de contusão.
No mesmo horário, o Sport Recife (quarto colocado) e o Brasília/BasqueteVizi (nono colocado) jogam pela reabilitação, no ginásio Marcelino Lopes (Ilha do Retiro), em Recife (PE). No seu compromisso mais recente, o time pernambucano perdeu para o Maranhão Basquete e o representante do Distrito Federal foi batido pelo Top Therm/Grupo Leonardi/Sicredi/Unimed/Presidente Venceslau.
“Dentro dessa sequência de quatro jogos, teremos um compromisso com uma equipe forte e com bons valores, mas precisamos vencer. Espero que nossa equipe esteja em um dia mais coletivo, só assim vamos conseguir mais um resultado positivo”, comenta o técnico Rildo Accioly, técnico do Sport Recife.
“O Sport tem duas americanas muito boas e uma jogadora em grande destaque, que é a Milena. Estamos armando o time para marcá-las, uma vez que estão sempre em cima dos lances”, explica o técnico Marco Carvalho, que poderá contar com a lateral Carol Oliveira (ex-XV de Piracicaba) e com a ala/armadora Fabi Oliveira (ex-Sorocaba). “Agora estamos com o time completo, pois chegaram a Carol e a Fabi. Nós vimos o jogo delas [Sport Recife] contra o a equipe de Presidente Venceslau e analisamos as jogadas. Nessa viagem, esse é o jogo que há a possibilidade de vencer e conseguir a reabilitação no campeonato”, completa o treinador brasiliense.
Correndo atrás da primeira vitória no campeonato, o Basquete Jaraguá (décimo colocado) recebe a visita do São José/Colinas Shopping (quinto colocado), às 18h00 (de Brasília), no ginásio Novo Arthur Muller, na cidade de Jaraguá do Sul (SC). Na rodada passada, o time catarinense foi batido pelo Basketball Santo André/APABA, enquanto que o representante do Vale do Paraíba suplantou ao Maranhão Basquete.
“Fizemos uma boa semana de treinos e na verdade trabalhamos mais em consertar os nossos erros, o que não estávamos executando bem nos últimos jogos. A equipe de São José é forte e vem bem na competição, mas nós estamos confiantes em fazer um bom jogo, ainda mais com o apoio da nossa torcida”, analisa a lateral Leila Zabani, do Basquete Jaraguá.
“A expectativa é de um bom jogo, visto que a equipe de Jaraguá do Sul vem fazendo partidas equilibradas e terá o apoio do seu torcedor”, comenta Carlos Lima, técnico do São José/Colinas Shopping.
E, fechando a jornada, o líder invicto Uninassau/América joga contra o Maranhão Basquete (terceiro colocado), às 19h00 (de Brasília), no ginásio Wilson Campos (SESC Santo Amaro), em Recife (PE). No jogo anterior, o Mequinha passou pela APAB/Unifeb Barretos e o time maranhense superou o Sport Recife.
“O Maranhão Basquete não fez um bom jogo contra o Sport Recife, mas isso não pode ser parâmetro, pois é uma equipe que possui grandes jogadoras e, certamente, atuarão de forma diferente diante do América”, analisa Roberto Dornerlas, técnico do Uninassau/América.
“Vamos enfrentar um time mais experiente e não podemos cometer muitos erros porque no final do jogo, lá vai ter jogadoras que vão por a bola debaixo do braço e ganhar o jogo”, relata a experiente pivô Êga, do Maranhão Basquete.
O ingresso para assistir a este jogão continua sendo equivalente a 1kg de alimento não-perecível. A arrecadação será doada à comunidade de Santo Amaro, em Recife (PE).
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Fotos: Divulgação, Irene Egler/Divulgação, Henrique Porto/Divulgação e Paulo de Tarso Jr./Divulgação