Após estrear com revés diante do Sampaio, o Santo André/Apaba se recuperou na noite deste sábado (23) pela LBF CAIXA 2019 ao vencer em casa a Uninassau por 88 a 77, no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, no ABC paulista. A equipe comandada por Bruno Guidorizzi foi liderada em quadra pelos 24 pontos da ala/armadora Erika, que teve um belo aproveitamento de 70,6% geral e deu 4 assistências na vitória. Cestinha de 2018, Jaqueline voltou a produzir bem com 22 pontos em 25 minutos.
Pela Uninassau, os destaques vieram do garrafão. A ala/pivô Ronni Williams marcou 19 pontos e a pivô Fabi deixou 17 pontos, 6 rebotes, 68% de aproveitamento geral e 24 de eficiência para ser a MVP da partida – número igual ao da andreense Erika, mas anotado com menor tempo de quadra, o primeiro critério de desempate para a escolha.
A vitória levou o time paulista ao sexto lugar na classificação, agora com 50% de aproveitamento. Já a Uninassau segue sem vencer e amarga a parte de baixo da tabela, com três derrotas em três jogos.
O jogo – Antes da bola subir, as equipes respeitaram mais uma vez um minuto de silêncio pela morte da ex-treinadora Laís Elena. A equipe pernambucana imprimiu um bom ritmo no primeiro período, em sua melhor performance até aqui, com Casanova e companhia mostrando um entrosamento maior. As visitantes venceram o primeiro quarto por 20 a 13, mas permitiram reação andreense no segundo quarto. A vantagem construída nos primeiros dez minutos ainda permitiu que a Nassau fosse para o intervalo com dois pontos de vantagem.
Mas, no segundo tempo, não teve jeito. O Santo André/Apaba voltou disposto a virar o placar e conseguiu já nos primeiros minutos, com uma cesta de três da cestinha Erika, da lateral do garrafão. O jogo andreense encaixou e as visitantes não conseguiram mais a recuperação. As mandantes passaram a administrar o resultado e ainda abriram vantagem, que chegou a ser de 18 pontos e fechou em 11.
“Uma vitória importante por ser em casa e porque deixamos escapar na estreia com erros nossos. É bom pra gente começar a ganhar um ritmo vencedor. A Uninassau é um adversário direto na briga por posição para os playoffs. Começamos defendendo mal, com pouca intensidade defensiva. Precisamos tomar um susto no primeiro quarto para darmos uma ligada no terceiro e conseguirmos abrir e administrar a vitória”, disse Bruno Guidorizzi, treinador do Santo André/Apaba.
Apesar do revés, o técnico Roberto Dornelas enxerga uma evolução na equipe pernambucana.
“Diferentemente do jogo passado, foi uma derrota menos sofrida. Jogamos até o final buscando o melhor resultado possível. Já conseguimos ver a evolução de jogo pra jogo. Então, agora é treinar mais, buscar mais entrosamento e esperar nossos reforços chegarem. Óbvio que queríamos a vitória, mas saímos daqui com um sentimento bom de ter feito uma boa partida diante do Santo André, que pra mim é a equipe mais entrosada da LBF”, declarou o comandante recifense.
Próximos jogos: O Santo André/Apaba viaja até Itu (SP), onde enfrenta na próxima quinta-feira (28) o Ituano, às 19 horas (horário de Brasília), no ginásio Prudente de Morais, em jogo com transmissão da ESPN Extra e do WatchESPN. No dia seguinte (29), A Uninassau estreia em casa contra a LSB RJ/Sodiê Doces, às 20 horas, no SESC Santo Amaro, no Recife (PE). Partida terá transmissão da LBF LIVE.
A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.