Com a mescla de jogadoras experientes e de novos talentos, a Seleção Brasileira Adulta Feminina se prepara em São José dos Campos (SP) para o 34º Campeonato Sul-americano do Equador, de 14 a 18 de agosto, na cidade de Ambato. A média de idade do grupo é de 24 anos e as mais experientes das 14 convocadas pelo técnico Luiz Zanon são a ala Adrianinha Moisés, de 35 anos, e a pivô Karina Jacob, de 29.

“Eu já havia participado da conquista do título no SulaAmericano do Equador, realizado na cidade de Loja, em 2008. Retornei à seleção com mais rodagem e procuro ajudar as mais novas dentro e fora de quadra. Conversamos muito e já conhecia algumas por ter trabalhado nos clubes. Tento passar um pouco do que vivi com a seleção para elas. Essa motivação delas me contagia”, disse a carioca Karina, que é atleta do São José/Colinas Shopping (SP).

Em contrapartida, Vanessa Fausto Gonçalves, a Sassá (foto), é a jogadora mais jovem que integra a equipe adulta. Mas com apenas 19 anos, a ala-pivô do Basketball Santo André (SP) já tem boas conquistas nas Seleções Brasileiras de base: medalha de bronze no Campeonato Mundial Sub-19, no Chile (2011), quinto lugar no Mundial Sub-19, na Lituânia (2013), e vice-campeã da Copa América Sub-18, em Porto Rico (2012).

“Estar aqui é um aprendizado para mim. Por ser a mais nova da equipe, a Karina e Adrianinha são como mães. Fico muito feliz com isso. Elas me incentivam a treinar mais e ficar cada vez melhor. Estou com a Karina no mesmo quarto do hotel e ela me dá muitas dicas e quando precisa, até broncas”, disse a jogadora.

É a segunda vez que Sassá é convocada por Zanon. Em 2013, ela participou do Torneio Internacional contra Argentina, Canadá e Porto Rico, em São Carlos (SP). Mas dessa vez a convocação foi uma reviravolta na sua carreira. Em novembro do ano passado, Sassá rompeu o ligamento cruzado do joelho direito e ficou parada por oito meses.

“Operei em dezembro (2013) e voltei a treinar depois de três meses. Só de estar com esse grupo é maravilhoso. Já é uma vitória”, enfatiza Sassá.

Para Karina que já tem mais convocações para a Seleção Brasileira e com bagagem em equipes como Vasco da Gama (RJ), Ourinhos (SP), Americana (SP), TTT Riga (Letônia) entre outras, a equipe brasileira tem que ficar de olho na seleção Argentina.

“Elas evoluíram muito e estão mais técnicas. Com certeza serão nossas grandes concorrentes. Sem esquecer o Equador que joga em casa e terá a torcida a seu favor. Mas vamos brigar por mais um título e de sobra conquistar as duas vagas para os Jogos Pan-americanos e o Torneio Pré-olímpico”, afirmou a pivô.

Em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, as atletas estão fazendo treinos em dois períodos no ginásio do ADC General Motors. “Os treinos estão sendo pesados por causa da altitude no Equador. Temos que melhorar a oxigenação do corpo. Altitude não é mole e todas estão se empenhando ao máximo nos treinamentos”, completa Karina.

Todas as jogadoras convocadas estiveram em ação na última edição da Liga de Basquete Feminino (LBF).

O Brasil está no Grupo B do Sul-americano e estreia contra a Venezuela no dia 14 de agosto. Ainda na primeira fase, as brasileiras terão como adversários o Uruguai (15 de agosto) e o Equador (16 de agosto). Na Chave A estão Argentina, Chile, Peru e Paraguai. As brasileiras embarcam para o Equador na terça-feira (12 de agosto).

Depois do Sul-americano a delegação brasileira segue para a Europa onde irá disputar os Torneios Internacionais em Istambul, na Turquia, de 22 a 24 de agosto, e em Limoges, na França, de 26 a 30 de agosto.

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agencia Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Foto: Gaspar Nobrega/inovafoto