O movimento Levante a Bola Delas, lançado na última quarta-feira (26) pelas atletas de basquete do país, teve grande repercussão nas redes sociais. Além da adesão de jogadoras de todas as oito equipes da LBF CAIXA, a campanha também chamou a atenção de influenciadores e celebridades.
Divulgada pelas redes sociais da Liga de Basquete Feminino, a hashtag com o nome do movimento rapidamente ganhou compartilhamento no Twitter, Instagram e Facebook. Personalidades como o influenciador digital Felipe Neto, a atriz Giovanna Coimbra – que viveu uma jovem jogadora de basquete na novela Bom Sucesso, da TV Globo – e o cantor Ferrugem foram alguns dos que aderiram e participaram.
Jornalistas como Ana Paula Padrão, Rita Lisauskas, Vera Magalhães, Julia Duailibi, Renata Saporito, Mariana Spinelli e Rodrigo Alves, além dos narradores esportivos Odinei Ribeiro e Rômulo Mendonça, também referendaram a campanha.
Atletas do basquete masculino também compartilharam o vídeo da campanha, como os pivôs Anderson Varejão e Bruno Fiorotto, os armadores Arthur Pecos e Gustavinho e o ex-ala Marcelinho Machado. O NBB também reforçou a iniciativa em sua perfil oficial no Twitter.
A ação também fez crescer as páginas ligadas ao basquete feminino. A LBF ganhou mais de mil seguidores em suas redes em menos de 24 horas. A camiseta da campanha, com logotipo personalizado, também agradou ao público, que passou a procurar a peça, ainda não disponível para venda.
Destaque também na imprensa
O manifesto das atletas também ganhou as páginas virtuais dos principais noticiários do país, como UOL (através dos blogs Dibradoras e Olhar Olímpico), R7, Estadão – que também publicou a campanha em sua versão impressa -, Lance! e Gazeta Esportiva, além de revistas como Claudia e Istoé. A página MKT Esportivo, especializada em negócios do esporte, também destacou o movimento.
As atletas se inspiraram no Dia Internacional da Igualdade Feminina, celebrado em 26 de agosto. A campanha é baseada nos recentes questionamentos que pedem visibilidade, apoio e condições igualitárias ao basquete feminino, iniciados pela multicampeã por LBF CAIXA, WNBA e Liga Espanhola, Érika de Souza.
Além da experiente pivô, as lendas Magic Paula, Hortência e Janeth, além das campeãs da LBF CAIXA 2019 pelo Sampaio Basquete Raphaella Monteiro e Tainá Paixão, e a bicampeã Gil Justino, do Ituano Basquete, também questionam no vídeo as disparidades estruturais do esporte. Há ainda a participação de Vitor Benite, da Seleção Masculina, que ressalta que “o jogo precisa terminar empatado”. A locução do texto também contou com a participação da jornalista e apresentadora Glenda Kozlowski.
O texto do vídeo oficial da campanha exalta o retorno que a modalidade oferece quando recebe investimento, como nas conquistas da década de 1990, quando a geração de Ouro brasileira, que rivalizava no país com fortes equipes como Sorocaba, Piracicaba, Ponte Preta e Santo André, reuniu-se na Seleção para dar ao Brasil a inédita medalha de Ouro do Mundial de 1994, na Austrália, a conquista do PAN de 1991, sob os olhares de Fidel Castro, em Cuba, além da medalha de prata na única final olímpica com presença brasileira, em Atlanta-1996.
“É muito bom ver o engajamento de todos em torno do basquete feminino. Isso mostra que estamos unidas defendendo aquilo que é direito nosso, que é a igualdade nos patrocínios, no apoio das marcas esportivas e visibilidade. Ter as atletas como Paula, Hortência e Janeth mostra que não estamos sozinhas e que todos querem só uma coisa, que é o crescimento do basquete feminino”, exalta Érika.
“Esta data, com certeza, será memorável para o basquete feminino. O dia em que todas nos unimos por um único objetivo. É extremamente importante o posicionamento de todas em prol da igualdade – apenas estamos lutando por aquilo que é nosso por direito”, opina Gil Justino.
“São movimentos que cada vez mais se fortalecem e as mulheres estão sim buscando seus lugares ao sol e serem reconhecidas e valorizadas. A mulher pode sim praticar o esporte e tê-lo como profissão. Já caminhamos muito, mas ainda há um longo caminho a trilhar, e movimentos dessa natureza só fortalecem o basquete feminino e as atletas envolvidas nesse processo. Pode ser um start para as outras modalidades estarem juntas neste contexto. É nosso papel e é dessa forma que posso contribuir para que a modalidade se fortaleça cada vez mais, com patrocínios, uma competição forte e mais jogadoras atuando e curtindo o basquete. Tudo o que eu tenho hoje foi conquistado através do basquete e faz parte da minha filosofia estar junto e apoiar”, conclui Magic Paula.
A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que tem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) para organizar a LBF CAIXA. A competição tem a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial e a Wilson como marca esportiva oficial.