Glenda e o elenco andreense celebram a vitória (Miriam Rosenberger/Santo André Apaba)

Na base da superação, o Santo André/Apaba conquistou uma vitória heroica na noite desta terça-feira (29/6) pela LBF 2021. Sem algumas das suas principais jogadoras, o campeão de 2011 contou com uma grande atuação de Glenda para surpreender o líder Ituano Basquete por 80 a 72, no Parque Celso Daniel, no ABC paulista.

Com 30 pontos, a ala/pivô bateu seu recorde pessoal em duas temporadas e foi a Melhor Jogadora da Partida GOL Linhas Aéreas, com uma atuação que também registrou 7 rebotes, 68% de aproveitamento nos arremessos, três tocos e 33 de eficiência.

Eficiente no terceiro período, Patty foi a cestinha ituana, com 26 pontos. Outros destaques do jogo foram Érika (Ituano), com grande duplo-duplo de 17 pontos e 17 rebotes (27 de eficiência), e Sassá, com 15 pontos, 8 rebotes e 7 assistências para o time da casa.

Quinto colocado, o Santo André/Apaba tem 16 pontos e 33% de aproveitamento em 12 jogos (4 vitórias e 8 derrotas). Já o Ituano segue na ponta, agora com 20 pontos e 81,8% de aproveitamento (9 vitórias e 2 derrotas). O galo não perdia desde 21 de março data da sua então única derrota, para a Sodiê Doces/Mesquita/LSB.

Confira aqui as estatísticas da partida


O jogo

Lays é marcada por Alana (Miriam Rosenberger/Santo André Apaba)

Ainda sem Jaqueline (que recupera-se da covid-19) e também sem Ariadna, Maria Carolina e Leticia, lesionadas, o assistente Rafael Choco escalou o Santo André/Apaba com Lays, Carol, Milena, Sassá e Glenda. Completo, o Ituano de Bruno Guidorizzi, ex-técnico andreense, começou com Alana, Palmira, Patty, Mari Dias e Érika.

E, desde o começo, o time da casa mostrou grande disposição para vencer. Fez os cinco primeiros pontos do jogo e liderou boa parte da primeira parcial, vencida por 19 a 18.

Com a ala/armadora Carol inspirada e as jovens Stephany e Aninha vindo bem do banco, as andreenses fizeram uma corrida 13-0 nos últimos quatro minutos do segundo período sobre um Ituano inoperante e foram ao intervalo com 42 a 28 no placar.

A cobrança no vestiário surtiu efeito e o galo voltou mais ligado para o terceiro período – especialmente Patty, que converteu três bolas do perímetro e colocou fogo no jogo, reduzindo o prejuízo rubro-negro para sete pontos (63×56).

O Ituano seguiu buscando o placar no quarto decisivo, mas o Santo André e Glenda, responsável por 13 dos últimos 17 pontos andreenses, seguraram a pressão e garantiram o triunfo do ramalhão.

Sassá esteve perto de um triplo-duplo (Jorge Bevilacqua/Santo André Apaba)


Próximos jogos: Na sexta-feira (2/7, 19h30, LBF LIVE), o Ituano Basquete joga em casa, contra o KTO/Blumenau. Já o Santo André/Apaba recebe no domingo, 4/7 (10h30, TV Cultura), também em casa, o Vera Cruz Campinas.


A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, a parceria da Espaçolaser e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.