Venceslau venceu a 3ª seguida (Divulgação/Basquete Venceslau)

Atuando em casa, Presidente Venceslau confirmou a boa fase neste fim de primeira fase. Alcançou a terceira vitória seguida ao bater o São Bernardo/Brazolin/Unip por 76 a 70, no ginásio Municipal José Francisco Abegão, em Presidente Venceslau (SP). O time de Flavio Prado contou com boa atuação de Izabela, que fez 16 pontos, o duplo-duplo de Barbara (14 pontos e 14 rebotes), além de outros 14 pontos de Agustina Leiva.

A cestinha da partida foi Thayná, do São Bernardo. Com 24 pontos, a ala ultrapassou a média de Jaqueline (Santo André/Apaba) e retomou a liderança entre as cestinhas da temporada, agora com 19,2 pontos de média por jogo.

A vitória foi a sexta de Presidente Venceslau na temporada e manteve a equipe na 7ª posição, à frente do próprio São Bernardo/Brazolin/Unip. Se os playoffs começassem hoje, as equipes teriam pelas quartas de final Sampaio Basquete e Vera Cruz Campinas, respectivamente.

Presidente Venceslau sobrou no primeiro quarto, abrindo 13 de vantagem sobre o desorganizado time do ABC paulista, inspirado pelas três bolas de fora de Macarena D’Urso. No segundo período, as visitantes reagiram e dominaram a primeira metade, mas Thayná saiu de quadra após choque no braço com Karen e as venceslauenses conseguiram manter a boa vantagem para o intervalo.

O tratamento no intervalo funcionou e Thayná voltou bem para o terceiro período, ajudando o time são-bernardense a se recuperar no jogo. Lays e Julia, que estavam discretas no primeiro tempo, ‘pegaram fogo’ com três bolas de três cada uma e reduziram a diferença de 19 para apenas 6 pontos.

Izabela converteu quatro bolas de três (Divulgação/Basquete Venceslau)

No último quarto, o ritmo seguiu intenso e disputado, com várias trocas de cestas. Izabela fez mais sete pontos e ajudou na manutenção da vantagem no placar e a vitória no fim.

– Conseguimos segurar um resultado importante dentro de casa, para definir a classificação e ficarmos à frente do São Bernardo -, disse Barbara, autora do único duplo-duplo da partida. Julia, segunda cestinha são-bernardense, lamentou o começo ruim.

– A gente deixou a desejar no primeiro tempo. Faltou nos comunicarmos na defesa; se a gente marcasse melhor, o ataque sairia naturalmente. Depois tentamos correr atrás, mas não foi suficiente -, declarou a ala, que fez sua melhor partida em seis temporadas na LBF CAIXA – foram 21 pontos, 5 rebotes, 6 assistências e 5 bolas de três.

Venceslau encerra a primeira fase no próximo sábado (21, 18h), no mesmo Abegão, contra Blumenau. Já o São Bernardo/Brazolin/Unip terá o Sampaio Basquete na sexta (20, 19h) e a Uninassau no domingo (22, 16h), na última partida oficial da fase de classificação da LBF CAIXA 2018.

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.