17 de fevereiro de 2022
Após três anos, o Jogo das Estrelas da LBF voltará a ser realizado nesta temporada e em local inédito. O Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro (RJ), sediará em junho a sétima edição da principal festa do basquete feminino nacional.
A novidade foi oficializada nesta quinta-feira (17/2), após o encontro entre o presidente da Liga de Basquete Feminino, Ricardo Molina, o Secretário Especial do esporte do Governo Federal, Marcelo Magalhães, o secretário especial adjunto, André Alves, e o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Bruno Souza, realizado em Brasília (DF).
“Fomos atendidos com muita prontidão e isso foi determinante para que a LBF pudesse realizar um evento tão importante quanto o Jogo das Estrelas no Rio de Janeiro. Saber que a Secretaria Especial do Esporte tem mantido políticas em prol do basquete é algo muito bom. Eu só tenho a agradecer em nome de todas as equipes”, destacou Ricardo Molina.
“Estamos muito felizes com o retorno do Jogo das Estrelas da LBF após dois anos sem ser disputado e mais felizes ainda pelo fato de que ele será realizado no Parque Olímpico. Competições deste porte devem ser sediadas no Parque Olímpico, que é o nosso grande legado dos Jogos Rio 2016”, afirmou o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento da Secretaria Especial do Esporte, Bruno Souza.
“Para nós, levar o Jogo das Estrelas para o Rio de Janeiro é muito importante por ser um estado com potenciais equipes que, futuramente, poderão estar na LBF”, finalizou Molina.
Transformado em campanha beneficente de brinquedos e alimentos nos últimos dois anos, por conta da pandemia, o Jogo das Estrelas teve sua última edição realizada em junho de 2019, em Araraquara-SP, quando as campeãs mundiais em 1994 foram homenageadas pelos 25 anos da conquista com o jogo realizado entre o Time Aline Moura e o Time Rapha Monteiro.
A temporada 2022 da LBF começa em 8 de março com a partida entre o Ituano Basquete, atual campeão brasileiro, e o SESI Araraquara Basquete, campeão paulista, em Itu (SP), às 19 horas (horário de Brasília) com transmissão ao vivo da TV Cultura, emissora oficial da competição.
A novidade é a volta do público aos ginásios, mediante apresentação do esquema vacinal completo ou teste RT/PCR negativo realizado em até 48 horas, além do cumprimento das normas sanitárias, como uso de máscara e distanciamento social. A capacidade de lotação autorizada para cada partida acompanhará os decretos
municipal/estadual vigentes na data da realização da partida.
A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões e Tietê Agroindustrial.