Em confronto decisivo na luta pela classificação aos playoffs, a LSB RJ/Sodiê Doces manteve vivas suas chances ao derrotar fora de casa o Pró-Esporte/Sorocaba por 75 a 62, no ginásio Gualberto Moreira, no interior paulista. A derrota praticamente eliminou a equipe da casa, que precisa vencer o terceiro colocado Santo André/Apaba na quinta-feira e depender de outras combinações para prosseguir.
Quatro das comandadas do técnico Guilherme Vos passaram dos dez pontos: Paradzinski (14 pontos – recorde pessoal com 4 bolas de três), Juliana Ribeiro (13 pontos), Rayane (13 pontos) e Carol (11 pontos).
A cestinha e a MVP da partida, no entanto, ficaram do lado sorocabano. Aruzha fez 26 pontos e chegou ao sétimo jogo na temporada na casa dos 20, enquanto Lorena foi a mais eficiente do duelo (19 ef.) com uma atuação de 8 pontos, 10 rebotes, 3 assistências e 2 tocos e levou o troféu de MVP em Sorocaba.
A equipe carioca, que chegou ao terceiro triunfo em 17 jogos, segue na 9ª posição e terá o Ituano Basquete (7º lugar) pela frente na última rodada. Para avançar, a equipe precisa vencer seu compromisso e torcer por tropeço do Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip, atual 8º colocado, contra o SESI Araraquara.
O jogo – Após início equilibrado, as donas da casa puxaram para si a vantagem do primeiro tempo, com a primeira parcial 22-17. No segundo período, mesmo com Sorocaba mais eficiente nos arremessos – acima dos 50% de aproveitamento -, a equipe carioca venceu a parcial e encostou no placar novamente.
A situação se repetiu no terceiro quarto, com as cariocas sendo menos eficazes mas produzindo em maior volume, o que permitiu a virada no placar com 7 pontos de Rayane no período. Indo para o quarto decisivo com apenas um ponto de vantagem, o time do Locão James soube anular as anfitriãs, reduzindo a eficácia da casa para apenas 23%. No final, muita comemoração por parte das jogadoras e comissão da LSB com a terceira vitória na temporada e a sobrevida para a última rodada.
Próximos jogos: Na quinta-feira (27), o Pró-Esporte/Sorocaba enfrenta no Gualberto Moreira o Santo André/Apaba, que busca confirmar a classificação no terceiro lugar. Já a LSB RJ/Sodiê Doces joga em Itu, contra o time da casa, já confirmado na 7ª posição.
A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.