6 de abril de 2022

Ex-Pró-Esporte, Lisboa teve melhor atuação em 4 anos na LBF(João Marcos/Sampaio Basquete)

Invicto na LBF 2022, o  Sampaio Basquete conquistou mais uma vitória nesta quarta-feira, 6. O triunfo sobre a Pró-Esporte/Sorocaba por 97 a 64, no ginásio Costa Rodrigues, São Luís (MA), foi o sexto da temporada – o time tem 12 pontos e 100% de aproveitamento.

Duas tricolores impulsionaram o resultado. Patty foi a principal cestinha, com 24 pontos, seguida de perto por Lê Lisboa, vencedora do troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida, com sua melhor atuação em quatro temporadas na liga: 23 pontos, 14 rebotes e 33 de eficiência.

Do lado paulista, Jennifer Nonato também teve boa atuação, com duplo-duplo de 22 pontos e 14 rebotes (recorde pessoal na segunda estatística). Monica Nascimento marcou 18 pontos, com 8 rebotes. Capitã da equipe, Aruzha teve muitas dificuldades e saiu de quadra lesionada, com apenas 3 pontos em 18 minutos de ação.

Confira as estatísticas completas da partida

Nonato foi a referência sorocabana no MA (João Marcos/Sampaio Basquete)

O líder Sampaio está isolado na ponta, mas é seguido de perto pelo SESI Araraquara, que entra em quadra no sábado, contra o
Bebidas Poty/Tietê/BAX Catanduva, mesmo dia em que o tubarão recebe o Ituano Basquete e, mesmo se perder, mantém um ponto de vantagem sobre o time paulista, com um jogo a mais.

O ponto conquistado no Maranhão fez a Pró-Esporte/Sorocaba sair provisoriamente da última colocação – o time agora tem 5 pontos e 0% de aproveitamento em 5 jogos.

Confira a classificação da LBF 2022

Rodrigo Galego escalou a ala/armadora Leticia Lopes no time titular do Sampaio, com O’Neill, Patty, Lê Lisboa e Gabi Guimarães. Já o técnico Marcinho mandou a Pró-Esporte para o jogo com Aruzha, Iza Arnoni, Nonato, Nascimento e Lorena.

Equipes usaram reservas na etapa final (João Marcos/Sampaio Basquete)

Nascimento e Aruzha até colocaram as visitantes na frente no início (0x4), mas as líderes logo tomaram o controle do jogo, aproveitando as bolas do perímetro com Lisboa, O’Neill e a reserva Giovanna Carey, fazendo 31 a 16 no primeiro quarto. O segundo período foi equilibrado e terminou com a sua parcial empatada em 21 pontos, mas a vantagem inicial dava tranquilidade ao time da casa, que foi ao intervalo ainda com os mesmos 15 pontos na frente (52×37).

O segundo tempo evidenciou a diferença de profundidade entre os dois elencos. Machucada, Aruzha não voltou do intervalo e Marcinho se viu obrigado a dar mais minutos às calouras sorocabanas. Do outro lado, Larissa, Patty e Lisboa ampliavam o domínio boliviano no jogo, com a diferença perto da casa dos 30 pontos (74×47) após 30 minutos. No quarto decisivo, Galego usou a rotação a seu favor para não reduzir o ritmo e fechar a partida com placar quase centenário.


Próximos jogos: Na sexta-feira, 8 (19h de Brasília, LBF LIVE), a Pró-Esporte/Sorocaba enfrentará o Sport/Glória do Goitá em Recife (PE), no ginásio Marcelino Lopes. No sábado, 9 (17h de Brasília, LBF LIVE), o Sampaio Basquete receberá no Costa Rodrigues o Ituano Basquete, no duelo dos últimos dois campeões da LBF.


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.