Tricolor do Maranhão está em mais uma decisão de LBF CAIXA (Matheus Marques)

A LBF CAIXA 2019 conheceu nesta segunda-feira (15) seu primeiro finalista. É o Sampaio Basquete, que teve atuação dominante contra o Santo André/Apaba/ Caoa Chery e fechou a série semifinal em 2 a 0 com a vitória por 75 a 42 no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA).

A equipe maranhense chega à sua terceira final em quatro anos no principal torneio feminino da modalidade no país. Foi também a 10ª vitória seguida da equipe na temporada, contando fase de classificação.

Tainá Paixão foi a cestinha da vitória boliviana com 17 pontos. A ala/armadora ainda somou 3 rebotes, 2 assistências e 2 roubos. Empatou em eficiência (20) com Raphaella Monteiro (14 pontos em 32 minutos), mas levou seu primeiro troféu na temporada por atingir o número em apenas 22 minutos em quadra.

Izabela, com 11 pontos, foi a maior pontuadora andreense no jogo. A equipe paulista teve apenas 30% de desempenho ofensivo em São Luís e registrou sua pior pontuação na temporada, que até então era de 48 pontos.

Tainá Paixão foi destaque com infiltrações no garrafão andreense (Matheus Marques)

O triunfo tricolor por 33 pontos foi também a maior vantagem registrada na história do confronto entre as duas equipes, que contabiliza 14 jogos desde 2015 e ampla superioridade da Bolívia Querida, que venceu 11 vezes. Superou a vitória por 21 pontos registrada em março de 2016.

Agora, o Sampaio espera a definição da outra chave semifinal entre Vera Cruz Campinas e Uninassau/Cabo de Santo Agostinho, que tem a próxima partida na quinta-feira (18), no interior paulista – a equipe pernambucana lidera por 1 a 0. As duas melhores equipes da temporada farão a grande decisão em série melhor de cinco partidas, que será disputada em datas a definir após os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru – realizados entre 26 de julho e 11 de agosto.

O jogo –  O time do argentino Cristian Santander demonstrou porque tem a melhor defesa da temporada e pressionou desde o começo a ofensiva andreense, praticamente anulada no primeiro período vencido por 13 a 2 pelo time da casa, que continuou sufocando as visitantes e foi para o intervalo já com 17 pontos de liderança.

Alana e o ataque andreense não conseguiram passar pela melhor defesa do campeonato (Matheus Marques)

No terceiro período, o tubarão revezou a pontuação e, comandado por Tainá, sepultou as chances de reação do Santo André/Apaba/ Caoa Chery com a parcial 25×12 que abriu 30 pontos no placar geral. Ainda venceu novamente o quarto período (19×16), coroando a classificação diante de um Costa Rodrigues lotado e ao som de “o campeão voltou”.

“A gente levou um susto lá (em Santo André) e veio muito concentrada pro jogo. E essa concentração refletiu na nossa defesa. No primeiro tempo elas fizeram pouquíssimos pontos e isso fez o resultado da partida. Estou muito feliz, agora é final”, comemorou a MVP do jogo, também convocada para os treinamentos da Seleção Brasileira para o PAN de Lima.

Do outro lado, Izabela lamentou uma noite em que nada deu certo para o Santo André/Apaba/Caoa Chery.

“Hoje foi um jogo que nada encaixou ofensivamente. Com isso, vieram muitos erros e bolas forçadas, e o índice de aproveitamento nessas bolas é baixíssimo. E do outro lado tinha uma equipe que não perdoou esses erros. Até a nossa defesa, que vinha sendo nosso carro-chefe, não conseguiu se segurar, e quando é assim, não tem jeito. O jogo de hoje não foi cara do Santo André, às vezes acontece. Mas o que fica é a luta e garra de toda uma temporada”, analisou a ala/pivô, que fechou sua melhor temporada em 9 anos na Liga na média de pontos (12,4), rebotes (7,5), bolas de três (2,5/ jogo) e roubos de bola (1,3).

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.

Clarissa foi titular do Sampaio pela primeira vez e teve 8 pontos e 11 rebotes no Costa Rodrigues (Matheus Marques)