23 de abril de 2022

Glenda igualou recorde pessoal (Marina Gouvêa/Pró-Esporte)

Uma atuação dominante marcou a sexta vitória de Santo André na LBF 2022. Na tarde deste sábado, 23, a equipe do treinador Rafael Souza venceu a Pró-Esporte/Sorocaba por 111 a 72, no ginásio da Escola Portal, em Sorocaba (SP), e registrou a maior pontuação da liga em sete anos.

Com 30 pontos e 7 rebotes, Glenda comandou o triunfo andreense. A ala/pivô paraense igualou seu recorde de pontos registrado em 2021 e também levou seu segundo troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida, ao terminar com 34 em eficiência. Segunda cestinha da temporada, com 19,9 pontos de média, Sassá teve 22 em Sorocaba – quarto jogo seguido de mais de 20 pontos da ala/pivô – e o sexto no ano.

Aruzha teve 25 pontos e 10 assistências para a Pró-Esporte em sua melhor performance na temporada. Nonato somou 19 pontos, enquanto Lorena, 16.

Confira as estatísticas completas da partida

25 pontos e 10 assistências: segundo duplo-duplo de Aruzha na temporada (Marina Gouvêa/Pró-Esporte)

Na terceira posição, Santo André tem a mesma pontuação do vice e último invicto, SESI Araraquara: 14 pontos, mas com seis vitórias em oito jogos (75% de aproveitamento). A Pró-Esporte/Sorocaba segue a via crucis de não vencer em 2022: tem 8 pontos, conquistados nas oito derrotas consecutivas (0% de aproveitamento).

Confira a classificação da LBF 2022

O técnico Marcinho realizou uma alteração no time titular sorocabano, colocando Thais Saywry no lugar de Nascimento e ao lado de Aruzha, Iza Arnoni, Nonato e Lorena. Rafael Souza usou o que tem de melhor e foi ao jogo com todas as titulares: Lays, Jaqueline, Ariadna, Sassá e Glenda.

E a vitória andreense começou a ser construída com a corrida 11-0 inicial que fez a Pró-Esporte correr atrás desde os primeiros minutos. Mesmo assim, as donas da casa pontuaram bem no quarto inaugural, que foi de bastante aproveitamento ofensivo e vencido por Santo André por 33 a 24. Domínio andreense também no segundo quarto, com Evelyn e Melissa vindo do banco para contribuir na ampliação da vantagem (36×54 no intervalo).

A superioridade das visitantes seguiu evidenciada no terceiro período comandado por Sassá, que converteu três das sete bolas de três  do Ramalhão no período (57×83). Ignorando a vantagem, Santo André seguiu com fome até o final para estabelecer a melhor pontuação de uma partida na LBF desde fevereiro de 2015, quando Americana fez 120 pontos sobre o Basquete Vizi, do Distrito Federal.

Andreenses têm um ponto a menos que o líder, Sampaio Basquete (Marina Gouvêa /Pró-Esporte)


Aspas:

Glenda, ala/pivô de Santo André e melhor da partida

“Sabíamos que tínhamos que entrar firmes, focadas e tentar impor nosso jogo, nosso ritmo e conseguimos. Graças a Deus saímos com uma bela vitória e o objetivo foi alcançado. Agora, é focar para o próximo.”

Rafael Souza, treinador de Santo André

“Tivemos uma tarde feliz no ataque. As meninas entenderam bem como deveriam jogar e foram felizes no aproveitamento. Precisamos melhorar nossa defesa, mas estamos no caminho certo.”


Próximos jogos: Sexta-feira, dia 29 (19h30 de Brasília, LBF LIVE), a Pró-Esporte/Sorocaba recebe o Unisosciesc/Blumenau, também na Escola Portal. No próximo sábado, 30 (18h, LBF LIVE), Santo André enfrenta o invicto SESI Araraquara no ginásio Laís Elena, no duelo pela caça ao líder, Sampaio.


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.