Veterana entre as 14 selecionadas, Jaqueline Silvestre, em agosto do ano passado, conquistou o título Sul-americano no Equador, quando a Seleção Brasileira bateu a Argentina. Depois, entre 27 de setembro e 05 de outubro, disputou o Mundial da Turquia com a camisa verde e amarela. No grupo, além de experiente, a ala será fundamental no esquema tático do treinador, que, desta vez, perdeu atletas importantes para a competição internacional.
Entre elas, a armadora Adrianinha Moisés, que se aposentou após a competição da Turquia, além da ala Tatiane Pacheco, submetida à cirurgia e que ficará afastada por seis meses. Fora a perda das quatro pivôs para a WNBA, liga profissional norte-americana: Nádia Colhado, Damiris Amaral, Érika de Souza e Clarissa dos Santos. “Tivemos de reformular o grupo que disputou o último Mundial”, afirmou Zanon. A apresentação do grupo será dia 04 de junho, às 12h00 (de Brasília), em hotel de Campinas, cidade do interior de São Paulo.
Nesta renovação de elenco, o treinador terá o retorno da armadora Tassia Carcavalli à Seleção, medalha de bronze do Mundial Sub-19 do Chile, em 2011. Em outubro do ano passado, a jogadora foi contratada como reforço da equipe de Santo André, vinda de Rio Claro – ao longo da carreira, já vestiu a camisa do Esporte Clube Pinheiros, Americana, Janeth Arcain e Círculo Militar de São Paulo.
A ex-treinadora do Basketball Santo André/APABA, Lais Elena Aranha, que deixou o comando da equipe em março para ser supervisora técnica da modalidade no município, já previa a convocação da armadora. “A Tassia tem um potencial muito grande”, apontou Lais, que, ao longo de sua carreira, revelou várias atletas para o selecionado brasileiro. Quanto à Jaqueline, Lais disse ser o momento dela. “Não tenho dúvida que ela será titular no Pan, principalmente por sua técnica e força em quadra”, disse.
Santo André é reconhecida como cidade formadora no basquete feminino, tanto que, além de Jaqueline e Tassia, o Grande ABC teve uma terceira convocada para o Pan-americano. Trata-se da armadora Carina dos Santos Martins, 23 anos, natural da cidade, mas que atualmente defende a ADC São Bernardo. “A Cacá começou com a gente, com 13 anos e permaneceu até os 19 anos, como prova do trabalho de base desenvolvido aqui”, ressaltou Lais.
Copa América
Santo André também estará representada com Raphaella Marciano da Silva, 16 anos, na Copa América de Puebla, no México, que será realizada de 24 a 28 de junho. Pela segunda vez, a pivô integra a Seleção Brasileira Sub-16 Feminina, composta por 12 jogadoras e comandada pela técnica Anne Amália Sabatini.
A apresentação do elenco ocorrerá dia 9 de junho, às 13h, na Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso, no interior de Minas Gerais, onde ficará concentrado até o dia 20. Antes do embarque, a Seleção Brasileira fará amistoso internacional. Os quatro primeiros classificados disputarão o Mundial Sub-17 de 2016.
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Fotos: Arquivo