Assim como nos dois primeiros jogos das duas equipes na LBF CAIXA 16/17, o APABA/Santo André fez bonito diante do Sampaio Corrêa Basquete. Nesta sexta-feira (10/02), mesmo em São Luís (MA), o time paulista contou com uma boa atuação coletiva, em especial na defesa, e bateu o rival maranhense, por 62 a 49.

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

Momento chave: Com nove pontos de vantagem ao fim do terceiro (38 a 29), o Santo André viu o time maranhense reagir logo no início da parcial final, que chegou a cortar diferença para cinco tentos (43 a 38) a menos de sete minutos para o encerramento da partida. Porém, a partir daí, a equipe paulista contou com uma sequência inspirada de suas atletas, em especial Jaqueline, e voltou a dominar as mandantes, confirmando mais um triunfo na LBF CAIXA 16/17.

Põe na conta: Com a vitória, o Santo André se distanciou um pouco mais do rival maranhense, mas continua na terceira colocação, com seis triunfos em 11 partidas. O Sampaio Corrêa também manteve sua posição, agora com quatro resultados positivos contra sete negativos.

Bola nela: Protagonista no momento decisivo do confronto, Jaqueline mais uma vez foi peça fundamental na vitória do Santo André. A ala terminou como cestinha do jogo, com 17 pontos anotados, além de quatro rebotes obtidos, ampliando sua sequência de partidas com dois dígitos de pontuação registrados, que agora é de nove.

Também ajudou: Além da cestinha do time paulista, Thaíssa também contribuiu muito, tanto no ataque quanto na defesa. Nos quase 33 minutos em que esteve em quadra, a armadora foi responsável por 12 pontos em 22 tentados (54,5% de aproveitamento), e ainda distribuiu cinco assistências e roubou três bolas.

Defesa, defesa: A principal arma do Santo André para vitória foi sem dúvidas sua forte defesa. Forçando o Sampaio Corrêa para um aproveitamento de apenas 31,0%, o time paulista sofreu apenas 49 pontos (menor marca cedida pelo time até aqui) e recuperou 13 posses de bola.

Correram atrás: Apesar da amarga derrota para um rival direto dentro de casa, o Sampaio Corrêa também contou com uma grande atuação defensiva e bons valores individuais. Destaque para a pivô Letícia Rodrigues, dona de 12 pontos e nove rebotes; a armadora Tainá Paixão, que terminou o jogo com dez tentos, oito sobras e três assistências; e a ala/pivô Karina, responsável por mais dez pontos e seis rebotes.

E agora? Os dois times voltam a se encontrar no domingo (12/02), às 11 horas (de Brasília), novamente no Ginásio Castelinho.