A temporada passada do Corinthians/Pague Menos/Americana quase foi perfeita. Título e bons jogos nos três primeiros torneios que disputou – Campeonato Paulista, jogos abertos e Liga Sul-Americana – mas faltou o “gran finale”: o título da LBF CAIXA. Para a temporada 2016/2017, a equipe comandada pelo técnico Antônio Carlos Vendramini manteve a base, se reforçou e quer resultado diferente no maior campeonato de basquete feminino do Brasil.
“Na temporada passada já começamos a LBF CAIXA com um elenco bastante reduzido. Depois perdemos a Clarissa e tivemos algumas contusões e isso resultou que a equipe não conseguiu nem ter um treinamento forte o bastante para jogar o campeonato em alto nível. Mesmo assim conseguimos chegar à Final, mas acabamos não correspondendo na decisão”, disse Vendramini, técnico do Corinthians.
Na temporada passada, a primeira do Corinthians com um time em Americana, a equipe alvinegra dominou a fase de classificação da LBF CAIXA e conquistou a melhor campanha de toda a primeira fase, com 17 vitórias em 20 partidas realizadas. Na semifinal dos playoffs, encarou o Maranhão Basquete e venceu a série de virada (2 a 1).
Na sequência, teve o Sampaio Corrêa Basquete como adversário na decisão da LBF CAIXA. Com o mando de quadra, a equipe do interior de São Paulo saiu de quadra com derrota nas duas primeiras partidas da série e ficou em situação totalmente desconfortável na Final. A equipe comandada pelo técnico Antônio Carlos Vendramini venceu o Jogo 3, já realizado no Maranhão, mas não repetiu o resultado na partida seguinte e ficou com o vice-campeonato nacional.
A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com a CAIXA como patrocinadora master, e possui o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.
Diante do resultado não desejado, a diretoria da equipe alvinegra manteve praticamente toda a base de seu elenco da temporada passada e ainda se reforçou com atletas que já atuaram pelo basquete americanense. Assim sendo, o elenco do Corinthians para a LBF CAIXA 16/17 será composto pelas armadoras Babi e Melissa Gretter, as alas Ana Calixto, Karla Costa, Patrícia “Chuca” Izabella Sangalli e Joice e as pivôs Damiris, Êga, Tati Conceição e Maria Carolina.
“A expectativa para essa próxima temporada é a melhor possível. Temos um elenco mais extenso e isso será um fator muito positivo. Estamos treinando a todo vapor em um ritmo muito forte e tenho consciência que com o elenco que temos e da forma que estamos trabalhando nos somos fortíssimos candidatos no campeonato. Espero que a gente tenha um grande campeonato”, comentou Vendramini.
“Já um problema que nós e todas as equipes terão será a falta de amistosos preparatórios. Infelizmente o problema financeiro e de logística acaba impossibilitando a gente de jogar e chegar já nos primeiros jogos do campeonato com um certo ritmo de jogo que seria muito importante”, finalizou o treinador.
Fora da disputa do campeonato paulista, o Corinthians disputou apenas os Jogos Abertos do interior de São Paulo durante a pós-temporada da LBF CAIXA e fechou a competição com o título.
Vice-campeão da sexta edição da história da LBF CAIXA, o Corinthians protagonizará com Presidente Venceslau a abertura da temporada 2016/2017 no Ginásio Centro Cívico na quinta-feira (15/12), às 20 horas (de Brasília). Dois dias depois, as duas equipes voltam a se enfrentar às 19 horas (de Brasília).