4 de outubro de 2022
A seleção brasileira de 3×3 conquistou o primeiro ouro de sua história nos Jogos Sul-Americanos, realizados em Assunção, capital do Paraguai.
A campanha, disputada no domingo, 2, e na segunda, 3, foi invicta, com cinco triunfos em cinco jogos. Na primeira fase, vitórias sobre Argentina (14×8) e Paraguai (19×7); nas quartas de final, 21 a 4 sobre o Uruguai; na semifinal, classificação por 18 a 12 sobre a Colômbia; e, na decisão, novamente contra as donas da casa, que tinha Paola Ferrari, campeã da LBF em 2014 por Americana-SP, vitória tranquila por 21 a 10, com 8 pontos de Luana e outros 7 de Lays.
O grupo treinado por Rafaela Bauerfeldt teve Lays e Sassá, da AD Santo André, Luana (Unisociesc/Blumenau) e Vitória Marcelino.
“A gente falou que veio para isso e cumpriu. Muito feliz com essa vitória e por voltar para casa com o ouro. É uma medalha muito importante para nós”, disse Sassá ao site da Confederação Brasileira de Basketball.
Realizados pela Organização Esportiva Sul-Americana (Odesur, sigla em espanhol), os Jogos Sul-Americanos reúnem 52 modalidades entre 1 e 15 de outubro, em Assunção. Até às 16 horas desta quarta, 4, o Brasil lidera o quadro geral de medalhas, com 33 de ouro, 30 de prata e outras 18 de bronze.