A Seleção Brasileira Adulta Feminina já está em São Sebastião do Paraíso (MG) onde está se preparando para a Copa América/Pré-olímpico em Edmonton, no Canadá, que será realizada entre os dias 09 e 16 de agosto. Concentradas no interior de Minas Gerais, até o dia 04, véspera do embarque para o Canadá, a equipe nacional já realizou os primeiros treinos em dois períodos (10h00 às 12h00 e 18h00 às 20h00), na Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso.
“Acho que foi muito produtivo esse retorno. Está sendo muito importante mais esse período treinando com três meninas novas [Nádia Colhado, Iziane Marques e Izabela Nicoletti], que se mostraram muito interessadas no que fazer. Obviamente estão sentindo o ritmo que está maior, mas estão bastante motivadas para essa semana de preparação. Tecnicamente estamos focados em treinos específicos com grande intensidade. Além da parte de fundamentos na intensidade, pois é quando acontece a maioria dos erros. E, claro, fortalecendo o esquema tático para que as três entendam melhor”, explica o técnico Luiz Zanon.
O treinador destacou que sentiu uma postura diferente das jogadoras após o retorno dos Jogos Pan-americanos de Toronto, quando o Brasil terminou na quarta posição. “Sempre falo que as jogadoras mudam na maneira que treinam depois de uma competição internacional, no caso pós Jogos Pan-americanos. Sempre digo que dá para sentir que buscam algo diferente. E esse é o segredo de um jogo de equilíbrio e segurança. Vejo as jogadoras se cobrando e tem que ser assim mesmo. Tem que amadurecer esses sintomas e formar uma equipe com mais consistência”, destaca.
Em São Sebastião do Paraíso, o Brasil realizará dois jogos-treinos contra a Seleção do Chile, nesta quarta-feira (29 de julho) e na quinta (30 de julho). A equipe chilena já está na cidade mineira.
“Nosso objetivo com esses jogos-treinos é a espontaneidade e soltura. Amanhã faremos um coletivo diferente com as chilenas, mais apurado, falando e instruindo. Acho que as três jogadoras novas vão sentir mais a carga física, mas espero que o grupo produza mais solto, sem tanto peso e com mais leveza. Estamos buscando isso, grupo. Serão partidas importantes para a avaliação do time e a incorporação de três novas jogadoras ao ritmo do grupo”, analisa Zanon.
Em Edmonton (CAN), antes da estreia, as brasileiras farão novo treino contra a seleção canadense no dia 7 de agosto. Na Copa América/Pré-olímpico de Edmonton, no Canadá, o Brasil está no Grupo B ao lado da Argentina, Equador, Venezuela e Ilhas Virgens. A estreia nacional será contra as argentinas no dia 09 de agosto. No dia 10 a Seleção folga. Na sequência da competição as brasileiras enfrentam Equador (11 de agosto), Ilhas Virgens (12 de agosto) e Venezuela (13 de agosto). No Grupo A ficaram Canadá, Chile, Cuba, Porto Rico e República Dominicana.
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Foto: CBB