A Seleção Brasileira Adulta Feminina já está na cidade de Ancara, na capital da Turquia, onde a partir do sábado (27 de setembro), às 15h15 (de Brasília), inicia contra a República Tcheca sua participação no 17º Campeonato Mundial da Turquia. E na primeira manhã em Ancara, nesta segunda-feira (22 de setembro), a equipe comandada pelo treinador Luiz Zanon e pelo assistente técnico Cristiano Cedra realizou o primeiro treino na quadra auxiliar da Arena Ancara, que será palco das disputas dos Grupos A e B do Mundial.

“Fomos muito bem recebidos e o campeonato está muito bem estruturado aqui em Ancara. Depois de uma viagem longa de quase 22 horas, desde que saímos de São Paulo, realizamos hoje (segunda) o primeiro treino já no clima de competição. A partir de agora tudo é focado para este Mundial. Em cada minuto de quadra vamos pensando no objetivo que temos que é fazer o maior número de jogos. Procurei deixar claro para elas em uma conversa que não há pressão nenhuma sobre o grupo, que elas precisam jogar soltas e contagiando a todos, sem medo”, disse Zanon.

Antes do Início do treino tático, o técnico conversou com as jogadoras e pediu que não faltasse alegria nos treinamentos e jogos. “O que tínhamos que ter trabalhado já foi feito. Agora precisamos aprimorar e usar a alegria delas na energia, no sentimento e pela oportunidade de estarem aqui. Mas principalmente usar essa alegria para buscar o lugar que queremos chegar”, completou Zanon.

A ala Patrícia Teixeira, de 23 anos e 1m78, uma das estreantes no Mundial falou sobre o primeiro treino na Arena dos jogos e destacou a conversa que o treinador teve com elas. “Estou muito feliz por estar aqui ao lado das meninas participando deste importante momento do basquete feminino brasileiro. O Zanon [técnico] conversou com a gente no início do treino e lembrou que para o Brasil a competição já começou. Também pediu que jogássemos forte e com intensidade, mas que o mais importante era não perdermos a alegria e a confiança. Foi uma conversa boa e um treino ainda mais importante para a equipe”, analisou Patrícia.

A ala brasileira, que defende a equipe do São José/Colinas Shopping (SP), destacou ainda a expectativa para os próximos dias de treinos e a estreia. “A expectativa daqui para frente é a melhor possível. Estou fazendo minha estreia em um Mundial como a maioria das meninas, mas vamos entrar com tudo nesse primeiro jogo. Uma vitória será muito importante para darmos continuidade ao trabalho que vem sendo feito. Por ser uma seleção muito jovem a alegria e o empenho não vão faltar”, finalizou a ala.

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Foto: Divulgação/CBB