Treino da Seleção Feminina de Basquete.

Contratada pelo Uninassau/América, Kelly é uma pivô experiente

Depois de uma semana de treinos e dois amistosos em solo canadense, a Seleção Brasileira Adulta Feminina está pronta para a estreia nos 17º Jogos Pan-americanos de Toronto, no Canadá. O Brasil está no Grupo A e faz sua estreia contra os Estados Unidos, nesta quinta-feira (16 de julho), às 22h00 (de Brasília), na Ryerson Athletic Centre. Na sequência, as brasileiras enfrentam Porto Rico, na sexta-feira (17 de julho), e República Dominicana no sábado (18 de julho). O técnico Luiz Zanon falou sobre a preparação nacional até o momento.

“Teremos menos de quinze horas entre a partida contra os Estados Unidos na quinta e Porto Rico na sexta para definirmos o nosso futuro nos Jogos Pan-americanos. Pensando nisso realizamos dois jogos treinos contra Estados Unidos e Cuba com a mesma diferença de horas já pensando nessa recuperação. A equipe dos Estados Unidos é muito boa, mas não é imbatível. Já a seleção de Porto Rico conhecemos do confronto na Copa América (México/2013) na disputa da vaga no Mundial da Turquia. Essa rápida recuperação poderá nos colocar na disputa de medalha. É uma tabela severa, mas fizemos bons treinos. Ainda temos dois dias para aprimorar alguns detalhes e ir com tudo para o jogo”, explicou Zanon.

Nos dois amistosos, as brasileiras foram superadas pelas americanas por 84 a 65 (43 a 38 no primeiro tempo) e pelas cubanas por 67 a 58 (31 a 33). Cestinha nas duas partidas com 12 e 10 pontos, respectivamente, a experiente Kelly Santos falou sobre a evolução da equipe com os amistosos.

“Estamos ainda nos adaptando aqui no Canadá e isso deve ser levado em consideração. No primeiro amistoso sofremos muito com o frio dentro do ginásio, o que já foi mais tranquilo na segunda partida. Cometemos alguns erros, mas vivenciamos situações de jogo importantes para a nossa estreia na competição. Vejo que o grupo está superando algumas barreiras. Estávamos conscientes que não seria fácil, por isso não podemos deixar de acreditar”, analisou a pivô, que foi contratada recentemente pelo Uninassau/América, atual vice-campeão da Liga de Basquete Feminino (LBF).

A Chave B é formada por Argentina, Canadá, Cuba e Venezuela. A fase semifinal será disputada no dia 19 de julho e a disputa por medalhas no dia 20 de julho.

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Foto: CBB