_Sub19 Feminina gdeA Seleção Brasileira Sub-19 Feminina terminou entre as dez melhores no Campeonato Mundial da Rússia, encerrado neste domingo (26 de julho) nas cidades de Checkov e Vidnoe. Na disputa do nono e décimo lugares, a equipe comandada pelo técnico Guilherme Vós foi superada pela Holanda por 83 a 72 (47 a 27 no primeiro tempo). A medalha de ouro ficou com os Estados Unidos, que venceu a Rússia por 78 a 70, enquanto a Austrália garantiu o bronze ao derrotar a Espanha por 69 a 62.

“Foi um jogo muito difícil como era esperado, já que sabíamos da qualidade do adversário. Eles se aproveitaram do melhor momento no início, abriram uma vantagem de 20 pontos ao final do primeiro tempo (47 a 27) e ficou difícil de ser tirada. Quando conseguimos encaixar um time na quadra, com boa velocidade e arremessos precisos, trouxemos essa diferença para oito pontos (78 a 70). Mas faltava um minuto para o final da partida e não tivemos mais tempo de virar o placar”, comentou o técnico brasileiro.

As principais pontuadoras do Brasil foram Aline Moura (16 pontos, quatro rebotes e duas assistências), Gabriela Guimarães (13 pontos, quatro rebotes, uma assistência e uma recuperação de bola) e Thayna Silva (11 pontos, sete rebotes, três assistências e três recuperações de bola. A cestinha da partida foi a holandesa Emesa Hof, com 23 pontos.

“Posso garantir que as meninas se esforçaram muito, foram guerreiras durante toda a competição em busca dos melhores resultados e da classificação final. Mais uma vez se alguma coisa saiu errado, a responsabilidade é minha. Mas procuramos sempre fazer o melhor”, completou Guilherme Vós.

Jogaram pela Seleção Brasileira: Tayna dos Reis (1recup de bola); Kananda Benedicto (5pts, 2reb, e 1recup de bola); Vitória Domingos (3pts, 1reb e 2assist); Gabriela Guimarães (13pts, 4reb, 1assist e 1recup de bola) e Bianca Araújo (3pts e 7reb). Entraram: Mariane Carvalho (4pts, 3reb, 1assist e 2recup de bola), Aline Moura (16pts, 4reb e 2assist), Thaina Silva (11pts, 7reb, 3assist e 1recup de bola), Lays da Silva (8pts, 3reb e 1assist), Monique Pereira (2pts, 4reb, 2assist e 1recup de bola), Larissa Carneiro (6pts e Jennifer Nonato (1pt e 2reb). Técnico: Guilherme Vós.

Classificação Final: 1º- Estados Unidos; 2º- Rússia; 3º- Austrália; 4º- Espanha; 5º- França; 6º- Bélgica; 7º- China; 8º- Canadá; 9º- Holanda; 10º- Brasil; 11º- Sérvia; 12º- Mali; 13º- Coréia do Sul; 14º- Taipé; 15º- Argentina; 16º- Egito

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Foto: FIBA