Anne-Sabatini-cbb.com_.br_

Anne afirma que o selecionado nacional viaja com objetivos definidos

A Seleção Brasileira Sub-16 Feminina está de malas prontas para o embarque, neste sábado (20 de junho), no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, rumo à cidade mexicana de Puebla onde disputará a Copa América / Pré-Mundial da categoria, entre os dias 24 e 28 de junho. Concentradas na cidade de São Sebastião do Paraíso, no interior de Minas Gerais, a técnica Anne Sabatini analisou a equipe que defenderá as cores do Brasil na busca da vaga no Campeonato Mundial Sub-17 de 2016.

“Tivemos duas perdas grandes no elenco, porém nossos objetivos continuam os mesmos. Nós continuamos com a expectativa de ir para o México em busca da vaga para o Mundial Sub-17, no ano que vem. Conversamos bastante com as meninas e elas se mostraram muito dedicadas. Fizemos uma boa preparação no sentido da dedicação e de adquirir informações e referência no que foi estudado mediante alguns adversários que tivemos acesso em vídeos. Nosso foco principal hoje é vencer o primeiro e segundo jogos contra Venezuela e Cuba e dessa maneira garantir a classificação”, declarou a técnica.

Anne falou sobre as alterações no grupo nacional com a reincorporação ao grupo da pivô Izabel França Varejão e da ala-armadora Isadora Cardoso Souza. “Tivemos duas lesões que fizeram com que ficássemos sem duas importantes jogadoras dentro do esquema tático que vínhamos formando. E reincorporamos ao grupo a Izabel e a Isadora. Há a possibilidade em alguns momentos do jogo de termos que fazer algumas adaptações, mas a importância nesse momento é recuperar a confiança. A equipe é muito boa e as atletas muito amigas uma das outras, o que faz com que a gente sinta um pouco mais a perda das meninas. Mas já reerguemos a cabeça e seguimos com os objetivos, até mesmo para dar para essas duas meninas que não estão podendo ir para a competição a possibilidade de voltarem a servir a seleção no próximo ano”, destacou Anne. “Estamos indo em busca da vaga e vamos conseguir”, completou.

Na lista das 12 jogadoras da Seleção Brasileira um nome salta aos olhos — na verdade, um sobrenome: Izabel Varejão. Não é apenas coincidência. A jovem capixaba é sobrinha de Anderson Varejão, astro do Cleveland Cavaliers, vice-campeão da NBA 2014/15. “Fico muito feliz de ser mais uma representante da família defendendo o Brasil, mas sou a primeira mulher. Espero representar bem meu estado e o Brasil e assim a minha família também para garantir uma vaga nas convocações futuras da Seleção Brasileira. Quero continuar o que meus tios começaram. Quero seguir com o ciclo dos Varejões nas seleções brasileiras. Mas estou muito mais contente de ter conseguido com meu esforço e méritos próprios”, contou Izabel.

A pivô que também é representante do estado do Espírito Santo na Seleção Sub-16, destacou suas expectativas para a Copa América que classificará os quatro primeiros colocados para o Campeonato Mundial Sub-17 de 2016. “Estou com uma expectativa boa para a Copa América. A expectativa é ficar entre as quatro primeiras colocadas para ter a chance de disputar o Mundial Sub-17. Com a minha volta e da Isadora à equipe aumenta a nossa responsabilidade, após a perda de duas importantes jogadoras. Como pivô, espero ajudar o garrafão brasileiro pegando bastante rebote e ajudar o time na defesa. Vou dar meu máximo para conseguir fazer bem o meu papel”, falou Izabel.

_Izabel_gde

Izabel, irmã de Anderson Varejão, é um dos nomes de destaque do grupo brasileiro

Antes da estreia na competição, a equipe comandada pela treinadora Anne Amália Sabatini enfrentará, na segunda-feira (22 de junho), as seleções dos Estados Unidos e Canadá em um jogo-treino dividido em dois tempos para cada adversário.

“Além de dar ritmo de jogo para as meninas os amistosos são importantes para irmos testando algumas formações e tirar a ansiedade das meninas de disputar uma competição internacional deste nível. A maioria delas só possui a experiência de Sul-Americano e algumas nem isso. Então será uma oportunidade muito boa para todas elas”, concluiu Anne.

Na Copa América o Brasil está no Grupo B e faz a sua estreia contra a Venezuela no dia 24. Na sequência, as brasileiras enfrentam Cuba (25 de junho) e Canadá (26 de junho). Na Chave A jogam Argentina, Estados Unidos, Honduras e México. A Copa América classifica os quatro primeiros colocados para o Campeonato Mundial Sub-17 de 2016.

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Fotos: CBB