A Seleção Brasileira Sub-18 Feminina de Basquete 3×3 embarca, na sexta-feira (08 de agosto), para a disputa dos Jogos Olímpicos da Juventude, que serão jogados de 16 a 28 de agosto, em Nanjing, na China. A equipe será comandada pelo técnico Christiano Medeiros, do CR Vasco da Gama. Antes do início da competição, o time nacional participará de um Torneio em Xangai, nos dias 12 e 13 , contra três equipes locais, além das seleções dos Estados Unidos, Austrália, Taipei e Alemanha.
“Estamos com grande esperança para esta competição. Nossas equipes estão bem competitivas, bem heterogêneas em relação à qualidade. Tanto a equipe masculina quanto a feminina tem chances. Caímos em grupos difíceis, mas acreditamos. É difícil dizer qual grupo é mais complicado, pois nessa idade os jovens mudam muito”, afirma Christiano.
A equipe nacional feminina, formada por Mariana Dias, Tayná dos Reis, Mayara Cristina e Letícia Josefino, é a oitava do ranking da FIBA. As brasileiras ficaram no Grupo A e irão enfrentar na primeira fase as seleções da Alemanha (5º), China (2º), Eslovênia (20º), Espanha (4º), Estônia (13º), Holanda (9º), Hungria (1º), Síria (17º) e Venezuela (16º).
“Nosso quarteto feminino é mais experiente dessa vez. As paulistas Mariana e Tayná foram vice-campeãs mundiais escolares de 3×3. As duas já jogaram por equipes de quadra. A Tayná, inclusive, está atualmente com a Seleção Brasileira Sub-18 na disputa da Copa América – Pré-Mundial de Colorado Springs, nos Estados Unidos”, completa o técnico.
O Basquete 3×3 fez a estreia nos Jogos Olímpicos da Juventude em Cingapura 2010 e o Brasil terminou na sexta posição. A equipe dirigida pelo técnico Guilherme Vós contou com as jogadoras Joice Coelho, Érika Leite, Isabela Macedo e Stephanie de Oliveira.
Forma de disputa
De acordo com o regulamento, as 20 seleções, em cada categoria, foram divididas em dois grupos de dez equipes, que na primeira fase jogam entre si. Os oito primeiros colocados de cada chave se classificam para as oitavas de final (mata-mata). Os vencedores disputam as quartas de final, semifinal e final.
Seleção Brasileira Feminina
Mariana Moura Queiroz Dias – 16 anos – 1,86m – Centro de Excelência FEDESP/Barretos (SP) – SP – 7ª do Brasil
Tayná Fernanda dos Reis – 18 anos – 1,70m – Centro de Excelência FEDESP/Barretos (SP) – SP – 9ª do Brasil
Mayara Cristina Leôncio Marins – 17 anos – 1,73m – Instituto Mangueira do Futuro (RJ) – RJ – 2ª do Brasil
Leticia Cristina Josefino – 17 anos – 1,83m – Instituto Mangueira do Futuro (RJ) – RJ – 1ª do Brasil
Média de idade: 16 anos
Média de altura: 1,78m
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agencia Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Foto: CBB/Divulgação