29 de julho de 2022
A Seleção Brasileira está definida para a nova edição do Sul-Americano, que tem início nesta segunda-feira (1/8) em San Luis, na Argentina. A estreia será contra a Colômbia, adversária nas semifinais de 2018, a partir das 18h30 de Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal da FIBA no YouTube.
Após o período de treinamentos, em Salto (SP), a comissão técnica chefiada por José Neto divulgou as 12 jogadoras que viajam neste sábado para a competição que vale quatro vagas na AmeriCup 2023.
Dez delas entraram em quadra pela LBF 2022. O Sampaio Basquete lidera as convocações, com quatro representantes: a armadora Alana, as alas Tainá Paixão e Patty e a pivô Érika de Souza. Também chamadas com frequência, Débora (armadora, Ituano Basquete) e Isabela Ramona (ala, Sodiê Doces/Mesquita/LSB) integram o grupo que abre o ciclo Paris-2024.
Destaques da atual edição da liga, Leila (ala, Unisociesc/Blumenau), Manu de Oliveira (ala/pivô, Vera Cruz Campinas), Sassá (ala/pivô, AD Santo André) e Sossô (SESI Araraquara) ganharão a oportunidade de vestir a camisa verde e amarela.
Lista tem 10 atletas em ação pela LBF 2022 Alta resolução
Lista tem 10 atletas em ação pela LBF 2022 Alta resolução
Lista tem 10 atletas em ação pela LBF 2022 Alta resolução
“A maioria das jogadoras já conhece o nosso método e vamos entrosar com as novas que estão chegando. Queremos um grupo forte e coeso, e com esse propósito de disputar o titulo do sul-americano e trazer essa medalha para o Brasil”, explicou o treinador José Neto, em comunicado oficial da CBB.
Completam a lista as pivôs Kamilla e Stephanie Soares, que atuam no basquete universitário dos Estados Unidos.
A seleção esteve concentrada na cidade do interior paulista desde o último dia 19, após as semifinais que classificaram Sampaio Basquete e Vera Cruz Campinas à decisão da LBF.
O Brasil está no grupo B do Sul-Americano, disputado no ginásio Ave Fénix, em San Luis. Além das colombianas, enfrenta na primeira fase o Chile e o Uruguai. No Grupo A, disputado em Villa Mercedes, a 95 quilômetros de distância, estão a anfitriã e atual campeã, Argentina, Paraguai, Venezuela e Equador. Os dois primeiros de cada grupo vão à semifinal na sexta, 5. A decisão acontece no sábado, 6 de agosto, na Arena La Pedrera, em Villa Mercedes.
O Brasil é o maior campeão da história do Sul-Americano feminino, que começou a ser disputado em 1946. São 26 títulos ao todo, com seis medalhas de prata e duas de bronze. O último título da Seleção veio em 2016, em Barquisimeto, na Venezuela. Em 2018, na última edição realizada, a Seleção foi vice-campeã do torneio.

Com 26 títulos, Brasil é o maior vencedor absoluto da competição; última conquista foi em 2016, na Venezuela (Divulgação/FIBA)
SUL-AMERICANO 2022
San Luis, Argentina – 1 a 6 de agosto
Jogos do Brasil na 1ª fase:
Transmissão: canal da FIBA no YouTube
Ginásio Ave Fénix
1 de Agosto
18h30 – Brasil x Colômbia
2 de Agosto
18h30 – Brasil x Uruguai
3 de Agosto
18h30 – Brasil x Chile
CONVOCAÇÃO
ARMADORAS
Débora Costa – Ituano Basquete
Alana Gonçalo – Sampaio Basquete
ALAS/ARMADORAS
Tainá Paixão – Sampaio Basquete
Sossô – SESI Araraquara
Isabela Ramona – Sodiê Doces/Mesquita/LSB
ALAS
Patty – Sampaio Basquete
Leila – Unisociesc/Blumenau
ALAS/PIVÔS
Sassá – AD Santo André
Manu – Vera Cruz Campinas
Stephanie Soares – Iowa State Unversity-EUA
PIVÔS
Érika de Souza – Sampaio Basquete
Kamilla Soares – South Carolina Gamecocks-EUA



